Uma tentativa de assalto a uma agência do Banco do Brasil, no Centro de Esmeralda, na Serra, terminou em perseguição e fuga de assaltantes. Por volta das 4h desta sexta-feira (7), criminosos tentaram invadir a agência com uso de maçaricos. O acionamento do alarme, no entanto, impediu que eles continuassem a ação.
— Os homens se depararam com a guarnição do 10º Batalhão quando iniciaram a fuga e, quando viram que não teriam como fugir, abandonaram o veículo e correram para uma mata. Uma equipe do Bope foi encaminhada para auxiliar os policiais no cerco — afirma o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), tenente-coronel Douglas da Rosa Soares.
Os criminosos são especializados em arrombamento a banco com uso de maçarico, segundo o comandante. O grupo chegou a danificar parte do cofre do interior da agência, mas não chegou a abrir. Conforme a BM, foram encontrados dois coletes balísticos e dois revólveres calibre 38.
Cerca de 10 viaturas estão em uma estrada no interior, entre Capão Bonito do Sul e Esmeralda, para localizar os homens que permanecem escondidos na mata. Um Astra com placas de Lages (SC) foi encontrado nas proximidades. Conforme o Bope, a expectativa é encontrar ao menos três homens, mas ainda não há confirmação exata de quantos criminosos participaram do assalto. Um helicóptero da BM deverá sobrevoar a área para auxiliar nas buscas. Não há informação de feridos.
Neste ano, a Serra teve ataques a banco em Paraí, Caxias do Sul e Garibaldi. Em Paraí, criminosos foram mortos em confronto no mês de março.