CORREÇÃO: a operação, na Serra, ocorreu em Farroupilha, não em Caxias do Sul. A informação incorreta permaneceu publicada entre 10h27min e 10h59min desta quarta-feira (15).
Policiais federais cumprem três mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (15) pela Operação Deucalião. A Polícia Federal está nas ruas dos municípios de Farroupilha, São Leopoldo e Alvorada. O objetivo é investigar correspondências contendo cédulas falsas de R$ 20. Em Farroupilha, o alvo é um jovem de 18 anos. Com ele, foi apreendido um celular e um recibo bancário que comprovam transações.
Conforme informações iniciais da PF, as correspondências foram enviadas por meio dos Correios a partir de Goiânia (GO). Os alvos da ação desta manhã são os destinatários. Um mandado é cumprido em cada uma das três cidades. Com autorização judicial, as correspondências foram abertas e continham 306 cédulas de R$ 20.
A Operação foi denominada Deucalião, que na mitologia grega é filho de Prometeus. O sistema utilizado pela Polícia Federal para investigação de crimes de moeda falsa é chamado de Prometheus. A PF divulgará mais detalhes da operação durante a manhã.