A ligação telefônica ao 190 de um homem que estava em uma academia possibilitou a rápida ação da Brigada Militar (BM), que evitou um assalto a residência em Caxias do Sul nesta segunda-feira (27). Por telefone, a testemunha relatou ter visto três jovens correndo atrás de uma moça, que gritava por socorro antes de entrar em uma casa verde. Na denúncia, o homem pedia agilidade aos policiais pois temia que algo grave acontecesse com a mulher, mesmo sem saber o que estava acontecendo.
A perseguição era o início de um assalto a mão armado em uma residência no bairro Esplanada, onde uma família era mantida refém. A denúncia ao 190 aconteceu às 11h30min. Ao chegar, os PMs surpreenderam dois criminosos que colocavam utensílios domésticos e televisores dentro do carro das vítimas, que seria utilizado para a fuga. Os brigadianos ainda ouviram um estouro nos fundos da moradia. Um terceiro assaltante havia pulado uma janela e tentava fugir correndo, mas foi capturado.
Dentro da casa estava uma mulher de 37 anos que havia sido avistada pela testemunha, uma criança de cinco anos e um idosa de 70, que estava em estado de choque e precisou ser atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
— Esse contato rápido ao 190 é o que nos permite agir. Só assim nossos policiais podem se deslocar rapidamente, prender o autor e evitar este tipo de crime. Roubos, em regra, são crimes muito rápidos. O bandido quer pegar logo os pertences da vítima e fugir. No caso de residências, ainda acontece em um local fechado, por isso é importante esse apoio da comunidade e de vizinhos — destaca o major Diego Soccol, subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM).
Os detidos eram um homem de 28 anos e dois adolescentes, de 16 e 17 anos. Eles portavam um revólver calibre .22, que foi apreendido. Segundo a BM, um dos adolescentes havia sido detido por trafico de drogas na semana passada. A BM ainda acredita que o trio possa estar envolvido em outros assaltos recentes, o que será investigado pela Polícia Civil. Um deles, por exemplo, tem as mesmas características de um criminoso visto nas imagens de um roubo a uma eletrônica no bairro Kayser. A identidade do adulto preso não foi divulgada pela BM em razão da lei de abuso de autoridade.