Mateus Ramos, 21 anos, morto a tiros entre o final da noite desta terça-feira (21) e o início da madrugada desta quarta, em Caxias do Sul, será sepultado na manhã desta quinta no interior do município. Ele foi baleado na Travessa Lupicinio Rodrigues, no bairro Santa Corona.
Segundo a Brigada Militar, uma guarnição foi deslocada, por volta da meia-noite de terça, ao bairro para atender uma ocorrência de perturbação de sossego com disparos de arma de fogo, mas ao chegar ao local, os policiais depararam com um Vectra atirando na direção da casa onde morava Ramos.
Ao perceberem a presença da BM os atiradores começaram a disparar contra a viatura. Não há informações sobre o momento exato em que Ramos foi atingido.
Os ocupantes do Vectra fugiram. Houve perseguição e o veículo em fuga perdeu controle na rótula da BR-116 com a Avenida São Leopoldo e rodou na pista. Conforme um dos dois registros policiais feitos no caso, o carona do carro seguiu atirando contra os policiais, fugiu correndo e nõ foi localizado. O motorista também atirou contra os PMs, mas foi atingido pelos policiais, detido e encaminhado ao Hospital Pompéia. Não há informações sobre o estado de saúde. Ele permanecerá sob custódia enquanto estiver hospitalizado e, depois, deverá ser encaminhado ao sistema penitenciário já que foi autuado em flagrante pela participação no homicídio. Um revólver calibre 38 com numeração raspada foi apreendido.
Em outra ocorrência relacionada ao crime, cerca de uma hora e meia depois, a BM abordou uma dupla em um Celta, na Rua Orlando Tissot, no mesmo bairro, e um terceiro homem que entrou em uma casa. Com eles, os policiais encontraram três revólveres calibre 38, duas garruchas, um espingarda de pressão e duas facas. As armas foram apreendidas e o carro recolhido.
Ramos será velado no centro comunitário do bairro Santa Corona a partir das 7h desta quinta e será sepultado no cemitério da localidade de Santos Anjos, às 11h.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa investigará as circusntâncias da morte.
Leia também:
Acompanhe os casos confirmados de covid-19 na Serra