Uma mulher de 32 anos foi detida por ignorar recomendações médicas e expor a saúde da comunidade em Vacaria. Ela deveria estar cumprindo atestado de afastamento de 10 dias por suspeita de coronavírus, mas desrespeitou a quarentena. A confirmação se esta mulher está infectada depende de exames laboratoriais. Até o momento, Vacaria não tem nenhum caso confirmado de Covid-19.
A detenção foi informada nesta sexta-feira (27) pela Polícia Civil, que não divulgou o local em que a mulher foi encontrada. O relato policial aponta que a suspeita estava circulando sem nenhuma precaução e expondo pessoas ao contágio. Ela foi autuada, de acordo com o artigo 132 do Código Penal, por "expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente". A pena prevista é de três meses a um ano de detenção.
Após ser advertida e assinar um termo circunstanciado, a mulher foi orientada a voltar e permanecer em casa. O registro policial será encaminhado para análise do Poder Judiciário. De acordo com o delegado Carlos Alberto Defaveri, ela poderá ser presa caso descumpra novamente a indicação.
Este foi o primeiro descumprimento do artigo 132 na Serra durante a pandemia. Na semana passada, a Justiça decretou a prisão domiciliar de um jovem de 18 anos infectado por coronavírus que teria frequentado locais públicos em Torres, no Litoral Norte. A decisão judicial aconteceu uma semana depois do rapaz notificado com suspeita de coronavírus ter ido a um salão de beleza, a uma partida de futebol e a uma festa.