A Operação Capacete Limpo ocorreu das 14h às 20h desta quarta-feira (12) em Caxias do Sul. A força tarefa concentrou as ações nos bairros São Pelegrino, Centro, Petrópolis, Sanvitto e Cidade Nova. O efetivo contou com dez policiais militares, oito guardas municipais e quatro agentes da Fiscalização de Trânsito. O foco dos agentes são as abordagens a motociclistas com o objetivo de coibir assaltos a pedestres e furtos de veículos praticados com este tipo de automóvel.
Leia mais
Motos abordando motos: a estratégia para reduzir furtos e roubos a pedestres em Caxias do Sul
Foram abordadas 133 pessoas, sendo que uma delas estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cassada e foi presa por direção perigosa, resistência e desacato. O preso de 44 anos tem antecedentes criminais por tráfico de drogas. Ele fugiu da abordagem e foi perseguido pelos policiais. O homem ainda tentou resistir a prisão e desacatou à polícia. Durante a fuga, jogou algo que não foi identificado pelos policiais em uma área verde, no Bairro Cidade Nova. A Brigada Militar (BM) acredita que eram drogas, mas mesmo com o apoio dos cães do Canil do 12º BPM, o objeto não foi encontrado em virtude da densidade e imensidão do matagal. A motocicleta estava com licenciamento vencido e foi recolhida ao depósito credenciado.
Durante a operação, os agentes também abordaram 114 motocicletas, sendo que 12 foram recolhidas. O total de autuações foi de 52, sendo que sete motoristas estavam com a carteira suspensa ou cassada e três não tinham habilitação para dirigir. Também foram recolhidos cinco documentos para vistoria. Para inibir os crimes, a força tarefa efetuou duas barreiras em locais com alto índice de furto de veículos e roubo a pedestres, conforme o Sistema Avante, alternando os locais de forma estratégica.