A Polícia Civil de Caxias do Sul busca identificar um homem que está cometendo uma série de furtos em óticas da Serra. Bem vestido e de boa conversa, ele age quase sempre da mesma forma: entra na loja, faz perguntas aos vendedores e experimenta diversos produtos. Quando os atendentes estão distraídos vendendo, o ladrão esconde os óculos que estão em exposição nas roupas.
O suspeito seria o autor de pelo menos quatro furtos neste ano, segundo a polícia. Um destes crimes aconteceu na Open Vision Óptica, na Rua Pinheiro Machado, no Centro de Caxias, no último dia 25 de outubro. A ação criminosa foi flagrada pelas câmeras de monitoramento.
— Ele faz com muita naturalidade e não esperamos este tipo de coisa. Estamos preocupados em fazer o atendimento da melhor forma possível e ele abusa disso, se aproveita do descuido do atendente — aponta a proprietária Raquel Ribeiro.
As atendentes contam que o ladrão, no dia do furto, disse ser advogado, fingiu atender ligações e pediu por estilos específicos de óculos. Desta forma, não gerou desconfiança. O crime só foi percebido quando as atendentes tiveram que repor os produtos na prateleira.
— Depois de experimentar, ele saiu dizendo que iria no banco buscar dinheiro para pagar à vista. Ele levou dois óculos, avaliados em R$ 600 cada. Percebemos quando vimos as bandejas vazias — lamenta Raquel.
Por acontecerem na área central, os crimes estão sob investigação da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). Os investigadores apontam que os delitos acontecem desde o início do ano, mas muitas lojas não percebem os furtos ou não procuram a Polícia Civil. O posicionamento errado das câmeras e a má qualidade das imagens gravadas também prejudicam a identificação do ladrão.
A suspeita é que o criminoso não seja de Caxias do Sul, só esteja na cidade para cometer tais furtos. Segundo a Polícia Civil, este homem já foi visto em Bento Gonçalves.
Quem reconhecer ou tiver informações sobre este ladrão pode denunciar anonimamente pelo telefone (54) 3221.4000, diretamente à 1ª DP. Caso o suspeito seja visto na rua ou em alguma loja, a denúncia deve ser feita ao 190 da Brigada Militar (BM), que poderá deslocar uma viatura para identificar o suspeito.