Um jovem de 28 anos procurou a Polícia Civil de Caxias do Sul por volta das 11h20 desta terça-feira (22) para relatar que foi vítima de extorsão. O crime tem sido comum na região, envolvendo principalmente homens, depois que eles trocam fotos íntimas com supostas jovens ou mulheres que eles adicionam nas redes sociais. A vítima cedeu às ameaças e efetuou depósito de R$ 2,5 mil para tentar evitar a divulgação da imagens. Nos dias 15 e 16 deste mês, outros dois homens foram vítimas de tentativa de extorsão. Nenhum deles pagou os valores cobrados pelos golpistas.
Leia mais
Homem troca fotos íntimas por aplicativo de mensagens e é vitima de tentativa de extorsão em Caxias
Homem é vítima de tentativa de extorsão depois de trocar fotos íntimas com mulher em Caxias
Homem é vítima de extorsão depois de trocar fotos íntimas por aplicativo de mensagem em Caxias
Depois de trocar fotos íntimas com mulheres por aplicativo de mensagens, homens são vítimas de tentativa de extorsão em Caxias
Polícia de Canela identifica preso que extorquia homens após troca de fotos íntimas por mensagens
Depois de trocar fotos íntimas com mulher, homem é vítima de tentativa de extorsão em Caxias
Tentativas de extorsão alertam para golpe envolvendo troca de fotos íntimas por redes sociais em Caxias
Homem é vítima de extorsão após trocar fotos íntimas com mulher por aplicativo de conversa
Após trocar fotos íntimas com mulher, homem é vítima de tentativa de extorsão em Caxias
No último caso, o jovem relatou a polícia que recebeu uma solicitação de amizade de uma mulher em uma rede social. Ele aceitou e passou a conversar e se relacionar com a mulher. Os dois trocaram fotos íntimas e seguiram conversando. Ainda segundo ele, na segunda (21), por volta das 20h30min, um homem entrou em contato com ele e exigiu dinheiro para não divulgar as fotos na rede social. Ele disse ainda que a mulher com quem ele conversava não entrou mais em contato.
Ele efetuou um depósito R$ 2,5 mil na conta repassada pelos golpistas para evitar que as fotos sejam divulgadas. As características dos casos envolvendo a troca de fotos íntimas são bem similares e o propósito é sempre o mesmo: obter vantagem financeira a partir de ameaças. A orientação da Polícia Civil é que, em casos como esse, a vítima não deposite nenhuma quantia e procure uma delegacia para registrar a ocorrência. Outra dica é manter a atenção redobrada ao adicionar e conversar com desconhecidos nas redes sociais ou em aplicativos de mensagens.
Polícia de Canela identificou um dos golpistas
Em agosto, a Polícia Civil de Canela identificou o autor de diversas extorsões a homens após eles terem trocado fotos íntimas com uma suposta jovem ou mulher em aplicativo de conversa por mensagens. O crime era cometido por um presidiário que cumpre pena em Montenegro, de acordo com a Seção de Investigação da Delegacia de Polícia. Mesmo preso, e longe da Serra, ele praticava os golpes na região, e lucrava elevados valores com a prática dos crimes, sendo que os depósitos recebidos após a extorsão das vítimas eram diários.