Um homem de 31 anos foi preso temporariamente, em frente a casa dele, no bairro Esplanada, na manhã desta segunda-feira (22), em Caxias do Sul. Ele é suspeito de ter mandado, e ajudado a executar, a morte de Manoel Severino Nascimento de Lima, 64 anos. O crime aconteceu no final da tarde de 5 de julho na Rua Fortunato Mosele, quase esquina com a Pio XII, no bairro São José, onde ele trabalhava como segurança.
A Polícia Civil ainda não identificou o outro envolvido no crime e que seria o autor dos disparos que mataram Nascimento. Como o mandado de prisão é temporário, a identidade do investigado preso não foi divulgada pela polícia.
Leia mais:
Segurança morto a tiros no bairro São José, em Caxias, será sepultado na Região Central
Homem é morto a tiros no bairro São José, em Caxias
O Delegado de Homicídios, Rodrigo Kegler Duarte, explica que as investigações constataram que o suspeito preso teria a motivação para o crime e prestou apoio ao atirador. O delegado também não revela detalhes para não comprometer as investigações.
— Constatamos que esse investigado tem a motivação para o crime e prestou apoio ao executor. Ele levou o atirador até onde ocorreu o homicídio, mostrou para ele quem era a vítima, e depois tentou forjar um álibi para o horário do crime, que foi descartado após a coleta e análise de imagens de câmeras de segurança.
Ainda de acordo com o delegado, o investigado tem antecedentes criminais por roubo e receptação.
Relembre o caso
Manoel Severino Nascimento de Lima, 64 anos, foi atingido com cinco tiros no final do dia 5 de julho, no bairro São José, em Caxias do Sul. De acordo com o proprietário da empresa onde Lima trabalhava, pouco antes das 18h daquele dia, eles estavam conversando na calçada, quase em frente ao estabelecimento comercial, quando um homem teria passado a pé, caminhado um pouco, olhado para trás, retornado e atirado contra o vigilante.
O empresário contou que correu para dentro da empresa, enquanto a vítima teria ido em outra direção e entrado em uma loja, onde acabou morrendo. De acordo com a Polícia Civil foram encontradas pelo menos cinco cápsulas de pistola calibre 9 mm no local. Nascimento deixou a esposa, três filhos e dois netos.