Das nove armas apreendidas em Alto Feliz, era o fuzil calibre 7,62 que as forças policiais da Serra estavam atrás há meses. A denúncia é que esta arma de calibre restrito pertence a uma organização criminosa que a aluga, principalmente, para assaltos a banco em todo o Rio Grande do Sul. Um destes roubos já estaria identificado e teria acontecido na Região Nordeste em 2017.
O arsenal estava enterrado em um curral em Alto Feliz, município de 3 mil habitantes entre a Serra e a Região Metropolitana. Dois homens de 31 anos, que não tiveram a identidade divulgada, foram presos durante as buscas nesta quarta-feira (10). As investigações foram lideradas pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), de Caxias do Sul, e contou com o apoio do setor de inteligência do 36º Batalhão de Polícia Militar (36º BPM), que tem sede em Farroupilha.
— Estávamos atrás deste fuzil há meses e monitorávamos este suspeito desde que ele deixou a cadeia. Havia a informação da circulação deste fuzil, que é uma arma incomum, de qualidade e com calibre preocupante, provavelmente único na Serra — aponta o delegado Adriano Linhares.
A prioridade da Polícia Civil era a retirada de circulação deste fuzil de fabricação norte-americana. Agora, a Draco buscará identificar todos os participantes desta organização criminosa e o envolvimento destes dois homens presos com outros crimes.
O envolvimento do fuzil em roubos a banco, contudo, fica a cargo da Polícia Federal e do Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) da Polícia Civil, que são os responsáveis pela elucidação deste tipo de crime.
O arsenal apreendido:
:: 1 fuzil calibre 7,62
:: 1 submetralhadora 9mm
:: 4 espingardas calibre .12
:: 1 rifle calibre .44
:: 1 pistola 9mm
:: 1 pistola .380
Quem tiver informações sobre assaltos, tráfico de drogas ou foragidos pode denunciar diretamente a Draco pelo aplicativo Whatsapp no número (54) 9 8432-9312. Não é preciso se identificar.