A Susepe divulgou na manhã desta sexta-feira (7) o balanço da operação que cumpriu seis mandados de busca e apreensão realizada no Presídio Regional de Caxias do Sul na manhã de quinta (6). Na ação foram cumpridos seis mandados de buscas e apreensão de objetos e substâncias ilegais na unidade penitenciária. Foram apreendidos 601 comprimidos de ecstasy, 77 celulares, facas produzidas de modo artesanal (os chamados estoques), 380 gramas de maconha, 222 gramas de cocaína e 16 gramas de crack. Também foram recolhidos documentos, manuscritos e vários chips de telefones celulares.
Leia mais
Polícia realiza novas buscas no Presídio Regional de Caxias do Sul
Revista encontra 98 celulares e 3,8kg de droga em presídio de Caxias do Sul
Cerca de 60 agentes participaram da operação que teve como foco a galeria A, que dispõe de 28 celas, ocupadas por cerca de 230 detentos. Segundo o delegado que contribuiu com a operação, Luciano Righes, a presença de ecstasy dentro do presídio é algo incomum.
— É uma droga incomum dentro sistema prisional. Nas últimas apreensões que fizemos não encontramos este tipo de drogas — ressalta.
A mobilização da Susepe contou com o apoio da 1ª e 3ª Delegacias de Caxias do Sul, da Delegacia de Homicídios, da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).
Foi a segunda operação no Presídio Regional de Caxias do Sul em menos de um mês. No dia 23 de maio, a polícia realizou buscas nas galerias B e C e localizou 98 celulares, 3,8 quilos de drogas e uma arma de fogo artesanal.