Recentes ações policiais resultaram no fechamento de sete desmanches em Caxias do Sul. Quatro deles eram credenciados ao Detran e foram alvos de investigações da Polícia Civil. Os outros três eram ferros velhos irregulares que foram interditados pela Operação Desmanche. Além disso, o proprietário de um ferro-velho foi preso na segunda-feira (27) com um Gol roubado no bairro Salgado Filho. Contudo, não informações de que o estabelecimento tenha sido interditado na ação policial.
Leia mais:
Dono de ferro-velho é preso após veículo roubado ser encontrado em estabelecimento, em Caxias
Polícia Civil fecha mais três desmanches por envolvimento com crimes em Caxias do Sul
A primeira ofensiva aconteceu no final de março, quando a agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) encontraram uma camionete Hillux, que havia sido roubada no dia anterior, em um Centro de Desmanche de Veículos (CDV) no bairro Bela Vista. A investigação resultou na prisão de seis pessoas e a apreensão de um jammer, aparelho que interfere no sinal da chave de veículos modernos e impede que as portas sejam trancadas. O delegado Adriano Linhares, na ocasião, definiu os alvos como uma empresa do crime.
— Legalizada para fazer desmanche de veículos e venda de peças, no entanto, o que encontramos lá era uma situação irregular — afirmou.
Quase um mês depois, a Draco fechou outros três CDVs por abrigarem veículos adulterados e diversas peças sem procedência. Naquela ação, um proprietário foi preso por posse ilegal de um revólver calibre .38.
Força-tarefa recolheu 500 toneladas de sucata automotiva
Estratégia estadual de combate aos crimes de roubo e furto de veículos, a Operação Desmanche realizou duas ofensivas em Caxias do Sul neste mês. No dia 6 de maio, 400 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas durante o fechamento de um estabelecimento sem credenciamento no bairro Pio X. Este negócio era especializado em automóveis antigos e a ação estadual foi criticada pela Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (Scaa) e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos.
Nesta terça-feira (28), a força-tarefa interditou mais dois desmanches irregulares no bairro Bela Vista e na Vila Maestra, próximo a ERS-122. A estimativa é que fossem apreendidas 50 toneladas de sucata automotiva. No ferro velho da Vila Maestra, chamou atenção o risco de dano ambiental, pois o estabelecimento atuava junto a um açude. A Polícia Civil, contudo, aguarda os laudos dos peritos.
Além das fiscalizações deste mês, a Operação Desmanche já havia fechado outros dois ferros velhos em outubro de 2016. A mobilização é apresentada como uma estratégia da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) para manter a curva descendente dos crimes de roubo e furto de veículos, além de coibir o crime de receptação.
O Detran informa que Caxias do Sul possui 24 Centro de Desmanche de Veículos (CDV) credenciados e operantes, além de outros quatro bloqueados por medida cautelar imposta pela Corregedoria-Geral do Detran, que atua em parceria com a Polícia Civil na investigação e apuração de irregularidades junto aos CDVs credenciados.