Cerca de 400 toneladas de sucata automotiva foram apreendidas em Caxias do Sul na tarde desta segunda-feira, durante a 82ª Operação Desmanche. A vistoria aconteceu no bairro Pio X em um estabelecimento sem credenciamento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que foi interditado. Os proprietários alegam que não foram informados de que haviam perdido a licença para atuação.
Segundo eles, em 2016, o Detran solicitou algumas mudanças na sede da empresa, o que seguia em estudo devido ao elevado custo, e que nunca foram notificados sobre a perda da credencial. Os sócios explicam que estudavam mudar de endereço ou até fechar a empresa. Eles garantem que tomarão as medidas legais diante do ocorrido.
Esta é a segunda vez que a força-tarefa vistoria estabelecimentos em Caxias do Sul. A primeira foi em outubro de 2016, quando a 22ª edição da Operação Desmanche interditou dois locais e recolheu 50 toneladas de sucata automotiva. O recolhimento do material irregular deverá se estender por toda a semana. Ninguém foi preso ou autuado durante a fiscalização.
Lançada em fevereiro de 2016, a Operação Desmanche já passou por 43 municípios e interditou 130 locais. Foram quase 7 mil toneladas de sucata automotiva apreendidas, além da prisão de 70 pessoas.