
O prédio está praticamente pronto, mas ainda não há previsão para a inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves. A visita do secretário estadual Cesar Luis de Araújo Faccioli, da nova pasta de Administração Penitenciária, não trouxe novidades ao processo. A resposta oficial é que a equipe técnica está trabalhando no plano de ocupação da nova casa prisional, o que incluirá o cronograma.
Leia mais:
Inauguração da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves vai ficar para maio
Bloqueadores são promessa sem prazo para novo presídio de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves pede interdição e demolição do presídio
Procurador de Justiça aposentado, Faccioli foi empossado no início deste mês da nova secretária, uma aposta do governador Eduardo Leite (PSDB) para enfrentar a falência do sistema prisional gaúcho. Neste contexto, o novo presídio da Serra é tratado como uma referência.
— Por várias razões, esta é uma casa muito importante. Simbolicamente, queremos que seja a retomada da qualificação do sistema prisional junto com a criação da secretaria. Viemos conhecer e fazer um check-list. A equipe técnica me acompanha justamente para verificar eventuais pendências. Queremos seguir para o plano de ocupação, que está sendo produzido pela Susepe — aponta o secretário, que evitou falar em datas.

Entre as pendências estruturais, está a pavimentação da estrada até o novo presídio, que fica na Linha Palmeiro, e o implemento da rede elétrica. Na tarde desta terça-feira (30), técnicos da RGE estudavam a instalação de novos postes de luz, o que é esperado para os próximos dias. Sobre o asfaltamento, está sendo finalizada uma parceria entre as prefeituras da região.
— Na próxima semana, deve começar o alargamento da estrada e a pavimentação estamos trabalhando com os municípios que fazem parte do nosso referenciamento. Estamos em uma conversa final e todos estão muito parceiros para apoiar. O trecho é pouco — explica o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP).