Uma operação integrada entre os órgãos de segurança resultou na apreensão de R$ 109 mil na Serra, entre 18h e meia-noite de sexta-feira (11). As ações se concentraram no combate ao tráfico de drogas e outros crimes, segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Estado (SSP). Os valores foram obtidos no cumprimento de 17 mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram presas 24 pessoas na região.
A operação integrada realizou pelo menos oito barreiras policiais e diversas ações para coibir roubo e furto em bairros com maior incidência de crimes nos municípios da Serra. No total, foram apreendidas drogas e 10 armas de fogo nas ações de enfrentamento à criminalidade. Além disso, foram fiscalizados os alvarás de 145 bares e restaurantes. Entre os estabelecimentos que foram avaliados pelo Corpo de Bombeiros e pelas equipes das prefeituras, 37 foram notificados e outros 11 foram interditados.
O subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar em Caxias do Sul, major Emerson Ubirajara, destaca que a operação surtiu um efeito importante no combate ao tráfico e demais ações criminosas na região.
— Demostramos a força que os órgãos de segurança têm, que estamos integrados na busca de uma melhor solução para a segurança, mostrando para a comunidade o nosso poder de mobilização e que essas ações vão prosseguir — aponta o comandante.
Além do helicóptero deslocado de Porto Alegre para Caxias do Sul, o município contou com a chamada plataforma de observação integrada, que é uma espécie de caminhão que realiza comunicação com a rede de monitoramento do município e envia as imagens em tempo real para a capital gaúcha.
— Todas as imagens foram enviadas ao Gabinete de Gestão Integrada em Porto Alegre, é um recurso que foi adquirido para a Copa do Mundo e também esteve na Festa da Uva, em Caxias. É uma ferramenta importante que temos para dar auxílio quando necessário — destaca Ubirajara.
As barreiras policiais feitas pelas Fiscalizações de Trânsito nas cidades da região abordaram 1.963 automóveis. Desses, 232 motoristas foram autuados, 50 veículos recolhidos para guinchos e quatro apreendidos por irregularidades diversas. Ao todo, foram abordados 3.666 condutores nos 13 municípios da região. Em Caxias do Sul, a ação envolveu mais de 200 agentes policiais.
Em Caxias, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em diversos bairros, como Cruzeiro, Bela Vista, De Zorzi, Cohab, Planalto, Vila Ipê e Centro. Foram 1.061 pessoas abordadas e três pessoas presas. Somente em Caxias, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Corpo de Bombeiros interditaram cinco estabelecimentos.
A ação reuniu efetivos de todas as forças da Segurança Pública estadual, com servidores de órgãos municipais e federais. Participaram os efetivos dos Bombeiros Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), Instituto-Geral de Perícias (IGP), Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Além de Caxias do Sul, receberam o aporte de segurança as cidades de Bento Gonçalves, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, São Marcos, Antônio Prado, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Santa Tereza, Ipê, Carlos Barbosa e Monte Belo do Sul.