Apontado pela Polícia Civil como mandante de pelo menos quatro assassinatos, José Iram Pereira, 38 anos, foi absolvido da morte de Alcimar Fim, 30 anos, no bairro Montes Claros, em 2015. A decisão dos jurados foi proferida por volta das 15h desta terça-feira (9). O réu foi defendido pela defensora pública Monica Zimmer.
Leia mais:
Polícia Civil captura, em Arroio do Sal, um dos criminosos mais procurados da Serra
Homem é indiciado pela quarta vez como mandante de assassinatos em Caxias do Sul
Por este caso, Ezequiel Luiz dos Santos foi condenado a 14 anos de reclusão pelo crime. A sentença foi proferida em outubro de 2017. Santos foi reconhecido por testemunhas como autor dos tiros.
Segundo a Polícia Civil, o executor trabalhava para Pereira, que era descrito como uma liderança de uma antiga disputa pelo controle do tráfico de drogas no Montes Claros. A comunidade que viveu uma sequência de crimes em 2015: foram sete assassinatos de moradores dentro e fora do bairro. Metade dessas mortes foram atribuídas a ordens de Pereira.
Apesar da investigação policial, o réu possui apenas uma condenação ativa: de dois anos e quatro meses por porte ilegal de arma de fogo em 2011. Desta pena, faltariam apenas dois meses e 29 dias a cumprir. Segundo o Tribunal de Justiça, o réu está em regime semiaberto.