Em menos de três dias, a Escola Municipal Senador Teotônio Vilela, em Farroupilha, foi alvo de duas investidas de criminosos. A escola, que está de recesso durante o Carnaval, teve cerca de 50 quilos de carne, que seriam utilizadas para a merenda das crianças, furtadas do refeitório. Uma televisão também foi levada de uma das salas do pré-escolar.
A primeira ação aconteceu na madrugada de domingo (3), quando os criminosos arrebentaram uma parte da parede que dá acesso ao refeitório, após tentar arrancar parte da janela para buscar o acesso à parte interna da escola.
— Roubaram praticamente todo o estoque, restou um pouco de carne moída para a merenda das crianças, mas é muito pouco. Estamos buscando auxílio junto à prefeitura para conseguir os alimentos, porque retomamos as aulas amanhã. A gente fica muito desmotivado – lamenta a diretora da escola, Elizete Turcati Kühn, que há mais de 28 anos trabalha na instituição.
Após o primeiro furto, a escola foi invadida outra vez durante a tarde desta segunda-feira (4). Para invadir o prédio, os ladrões retiraram parte do beiral situado em paralelo a uma das turmas do pré-escolar e entraram pelo forro na sala de aula. Dessa vez, foi furtada a televisão de 32 polegadas utilizada para as atividades com as crianças.
Conforme a diretora, os criminosos também invadiram o espaço de outra turma do pré-escolar, mas acabaram não furtando o outro aparelho de televisão que estava no local.
— Talvez porque se trata de um modelo mais antigo, mais pesado e difícil de levar, eles decidiram não levar – destaca Elaine.
Elaine aponta que pretende realizar uma reunião com os guardas que fazem a segurança na escola para evitar que os furtos se repetam. Durante o dia, a Guarda Municipal é responsável pela segurança, mas existem dois guardas privados pagos pela prefeitura que atuam na segurança da escola, um deles no período da noite.
A Escola Municipal Senador Teotônio Vilela tem cerca de 600 alunos, da pré-escola ao nono ano do Ensino Fundamental.
Leia mais