O aumento dos furtos de grades de bocas de lobo vem causando preocupação à prefeitura de Caxias do Sul. Somente entre o final de fevereiro e o início de março, 17 casos foram registrados junto à Polícia Civil. No entanto, segundo o secretário de Obras, Leandro Pavan, o número de furtos é bem maior e acontece com frequência em alguns bairros e, recentemente, têm se alastrado para a zona central. Diante do aumento dos furtos, a prefeitura está realizando a substituição das grades de metal por de concreto.
A substituição não será feita em toda a rede, somente nos locais em que os casos se repetem de forma mais constante. A instalação das grades de concreto evita que os furtos sejam praticados, mas são menos eficazes que as atuais. Conforme o secretário Pavan, a vazão da água com as grades de concreto é menor e prejudica o escoamento diante de chuvas mais intensas.
— Cada boca de lobo tem uma dimensão diferente, não temos um padrão definido, então quando instalamos as de concreto fica um espaço menor para o escoamento da água e entope mais facilmente. Tivemos recentemente furtos das grades do Parque dos Macaquinhos, e o local é propício pra entupir. A de aço é mais fininha – destaca o secretário.
Além dos prejuízos causados com os furtos, o secretário destaca ainda que ocorrem muitos acidentes devido às quedas de pessoas nos buracos que ficam abertos a partir da retirada das grades. Conforme Pavan, também houve quedas de automóveis nas bocas de lobo.
Entre os casos mais recentes, estão cinco furtos na Rua 20 de Setembro, nove na Av. Júlio de Castilhos, dois na Pinheiro Machado e um na Rua Ernesto Alves.
Leia mais