De cada três veículos roubados ou furtados, dois são recuperados pelas forças policiais de Caxias do Sul. Segundo dados da Brigada Militar (BM), o índice de recuperação chega a 68%. O alívio para as vítimas, porém, pode demorar. Os trâmites necessários fazem a devolução do automóvel levar entre 10 e 15 dias. Confira abaixo o passo a passo para reaver o seu automóvel.
COMO REAVER O VEÍCULO
:: O mais comum é os ladrões abandonarem o automóvel em uma rua deserta. Assim, o veículo acaba sendo encontrado pela Brigada Militar (BM). Os policiais militares são os responsáveis por acionar um guincho credenciado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fazer o primeiro registro da recuperação.
:: Alguns PMs, por boa vontade, telefonam para as vítimas e informam que o veículo foi encontrado, orientando os próximos passos. Contudo, esta não é a função da BM. Esta comunicação é feita pelo Detran, que envia uma carta ao endereço do proprietário do automóvel. Por isso, é importante manter atualizados os dados junto ao departamento.
:: O registro da BM é encaminhado para a Polícia Civil, que é a responsável pela investigação do crime. É necessário que esta ocorrência apareça no sistema da polícia judiciária para que o automóvel seja liberado do guincho. Só a Polícia Civil pode autorizar esta liberação, pois, em alguns casos, é preciso periciar os automóveis. Contudo, diante da falta de efetivo do Instituto Geral de Perícias (IGP), esta diligência só acaba sendo feita em crimes mais complexos.
:: A vítima precisa procurar a delegacia de plantão e apresentar o Certificado de Registro de Veículos (CRV) e documentos de identidade. Quando o carro estiver registrado em nome de pessoa jurídica, é necessário levar o contrato social. Com a autorização entregue pela Polícia Civil, o automóvel pode ser retirado do guincho.
:: Em média, este trâmite leva de 10 a 15 dias. Como o proprietário foi vítima de um crime, não há cobrança pela estadia do veículo no depósito.
Atenção antes de registrar
Em tempos de crise na segurança pública, as pessoas estão acostumadas a pensar o pior ao não encontrar seu automóvel no local estacionado. Antes de procurar a polícia, contudo, vale lembrar das leis de trânsito. Não raro supostas vítimas de furtos procuram a delegacia quando seu carro, na verdade, foi recolhido pela fiscalização de trânsito por estar estacionado em local proibido. Como a Polícia Civil também não tem controle sobre a remoção do carro pela fiscalização, acaba registrando um crime falso — o que gera mais burocracia para o proprietário retirar o carro do guincho.