Treze dias depois do início das buscas, mistérios ainda cercam o sumiço do morador de Campestre da Serra Edegar Alves Teixeira, 27 anos. A Polícia Civil de Vacaria trabalha atualmente com a hipótese de que ele deixou a cidade voluntariamente, ou seja, não foi vítima de algum crime. Teixeira é considerado desaparecido desde o dia 13, quando saiu de casa por volta de 9h30min, sozinho. O carro dele foi localizado no dia 18, escondido no meio da vegetação, às margens da BR-116, em Vacaria. Câmeras de segurança do percurso não revelaram nenhuma atitude suspeita.
— Os indícios indicam que ele saiu por vontade própria. Em princípio, acreditamos que não tenha sido vítima de crime nenhum. As câmeras do trajeto mostram que ele pega o carro, em Campestre, e sai dirigindo em velocidade normal; meia hora depois, passa por Vacaria, em direção a Lages, pela BR-116. Cerca de 20 minutos depois, o carro dele é visto passando no posto policial — explica o delegado Anderson Silveira de Lima.
As câmeras mostram que Teixeira não era perseguido por nenhum veículo, tampouco levava alguém no Fiat Uno que dirigia, segundo o delegado. Por se tratar de uma região de serra, não há imagens do local onde supostamente Teixeira abandonou o carro, no Km 3 da rodovia.
— Acreditamos que ele deixou o carro e saiu a pé pela rodovia. Pelos vestígios, não houve confronto — reforça Lima.
Ainda conforme o delegado, a perícia do carro não encontrou vestígios que pudessem configurar a existência de um crime ou que alguém tivesse ocupado a direção durante o trajeto.
— É um local ermo e ele nem levou o celular — explica Lima, reforçando que não foram encontradas ligações ou mensagens que indicassem um possível combinação prévia com alguém.
O Corpo de Bombeiros de Vacaria esteve no local onde o carro foi encontrado, no último sábado, porém nada foi localizado. Cães farejadores também participaram da procura.
Teixeira é descrito pelos familiares como uma pessoa reservada. Ele trabalha em um pomar em Campestre da Serra e reside com os pais no município. Informações sobre o paradeiro dele podem ser informadas para Polícia Civil de Vacaria pelo telefone (54) 3232-0100.