Foram identificados os três assaltantes mortos em confrontos com a Brigada Militar na última quinta-feira (5) após ataques a duas agências bancárias, uma lotérica e um posto de combustíveis em Jaquirana, na Serra: Maicom Roos Dorneles, 29 anos, natural de Gravataí, Marcelo dos Santos Kosloski, 38, natural de Ijuí, com antecendentes por roubos, formação de quadrilha, tráfico de drogas e homicídio, e Rafael do Prado Silva, 36, natural de Porto Alegre, com antecedentes por latrocínio, formação de quadrilha, receptação dolosa e roubos. As informações sobre os antecendentes são da Polícia Civil de Jaquirana.
Leia mais:
Prisão de integrante de bando que roubou bancos e estabelecimentos em Jaquirana foi determinante para a ação policial
Após assaltos em Jaquirana, dois criminosos morrem em confronto com a BM
"Bandidos estavam com um armamento muito mais poderoso", afirma morador de Jaquirana
Assaltantes atacam duas agências bancárias e lotérica em Jaquirana
Um quarto integrante da quadrilha havia sido preso ainda na quinta-feira: Clodoaldo Pereira, 34, natural de Caxias do Sul, com antecedentes por estelionato, receptação dolosa e dano ao patrimônio público, segundo a Polícia Civil de Jaquirana. Conforme a polícia, ele havia participado do levantamento dos locais que seriam assaltados e deu transporte aos demais criminosos no dia dos roubos. Um quinto integrante da quadrilha, que também participou dos assaltos, não foi localizado até o momento.
O delegado João Paulo de Abreu, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, que está à frente das investigações, afirma que a polícia está buscando confirmar se a organização do assalto foi feita em Caxias do Sul.
— Em ataques semelhantes na Serra investigados na operação Tríade, deflagrada no ano passado, foi constatado que as quadrilhas eram formadas em Caxias do Sul — observa.
Segundo ele, é investigada a relação do ataque em Jaquirana com assaltos semelhantes em Ibiraiaras e Santo Expedito do Sul, em função da maneira de atuação da quadrilha.
Os ladrões praticaram os assaltos por volta das 13h30min, quando quatro bandidos renderam mais de 10 pessoas e as obrigaram a fazer cordão humano. Os assaltantes vestiam roupas pretas e usavam toucas ninjas, armas longas e coletes. Eles chegaram a levar reféns, que foram liberados sem ferimentos.
Ainda no início da fuga, os policiais encontraram o carro utilizado pela quadrilha, um Tiida vermelho com placas de Porto Alegre, e um dos assaltantes foi detido. Depois disso, ocorreram dois confrontos entre a Brigada Militar e os criminosos. No primeiro deles, por volta das 17h, dois foram mortos em uma estrada vicinal próxima à ponte do Rio Tainhas, em Jaquirana. Já à noite, por volta das 20h, foi morto o terceiro assaltante.
O dinheiro roubado pela quadrilha foi recuperado pela polícia. O armamento utilizado nos roubos também foi apreendido.
A Polícia Civil pede o auxílio da comunidade na busca de informações que possam levar ao quinto integrante do bando. O contato é o 0800-510-2828, do Deic.