A TAW Intercâmbios foi multada em R$ 772.320 mil pelo Procon de Caxias do Sul. A autuação ocorre por causa do prejuízo aos consumidores. No final do ano passado, a empresa comunicou aos clientes a suspensão dos contratos por dificuldades financeiras. Desde então, 10 pessoas procuraram o órgão de defesa do consumidor para fazer denúncias.
Ao longo do processo, o Procon não conseguiu contato com a empresa. Por isso, a aplicação da sanção foi publicada no Diário Oficial do município. Agora, a TAW Intercâmbios, que tinha sede no município de São Carlos (SP), tem 30 dias para pagá-la ou para apresentar recurso. Caso não tome nenhuma das medidas, será inscrita na dívida ativa do município.
O valor será revertido ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor. O coordenador do Procon, Luiz Fernando Del Rio Horn, explica que os clientes que quiserem reparo financeiro têm de entrar com ação judicial. Segundo ele, a multa considera um valor base multiplicado pelo número de consumidores que registraram prejuízos causados pela agência de intercâmbios.
Na manhã desta segunda-feira (21), a reportagem tentou contato com a TAW por telefone entre 11h15min e 11h45min por quatro vezes, mas os números disponíveis em sites de busca na internet e na Receita Federal têm mensagens de que estão fora de funcionamento.