A vacinação contra a covid-19 em gestantes foi suspensa em Caxias do Sul. A medida, confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na manhã desta terça-feira (11), segue recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitida por nota técnica na noite de segunda-feira (10). Segundo o comunicado da agência reguladora, a decisão leva em conta as informações da bula atual da vacina da Oxford/AstraZeneca, que não recomenda o uso da vacina para este grupo sem orientação médica.
A prefeitura de Caxias também suspendeu, de forma preventiva, a vacinação em puérperas — mulheres até 45 dias após o parto. A informação foi confirmada no final da manhã de terça-feira, seguindo orientação da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS).
Em Caxias do Sul, as mulheres grávidas e puérperas começaram a ser imunizadas junto dos grupos de pessoas com comorbidades, no dia 4 de maio, com doses da Oxford/AstraZeneca. Desde então, 415 mulheres deste grupo receberam a primeira dose da imunização contra a covid-19, conforme dados do vacinômetro da prefeitura. O contador não especifica quantas grávidas e quantas puérperas integram este total.
Conforme dados da prefeitura, estima-se que a cidade conte hoje com 3,6 mil gestantes. Por meio de assessoria, a SMS disse que aguarda orientações do Ministério da Saúde em relação aos procedimentos que devem ser tomados pelas gestantes que já foram vacinadas.
Com a nova orientação da Anvisa, só podem ser aplicadas em gestantes as vacinas da CoronaVac. Atualmente, as doses recebidas deste laboratório pelo município estão sendo destinadas à aplicação da segunda dose em pessoas que receberam a primeira antes de 1º de abril.