O decreto municipal, publicado pelo Executivo nesta sexta-feira (5), que autorizou a permanência das pessoas em parques e praças de Caxias do Sul também determinou a reabertura dos locais que estavam fechados na cidade desde 4 de dezembro do ano passado. Contudo, a reabertura será gradativa segundo a prefeitura.
Na manhã deste sábado (6), dos três parques que estavam fechados, apenas o Jardim Botânico, no bairro Nossa Senhora do Rosário, permitia a entrada de pedestres. O portão foi aberto, mas cones sinalizam que a passagem de veículos não é permitida. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, João Osório Martins, o acesso deve seguir assim nos próximos dias.
– Vamos nos apossar dessas áreas do município. Deixar os parques em condições boas de uso. Entendemos a necessidade de abrir, mas temos que abrir aos poucos para ter controle, porque sabemos que a pandemia deu um alívio, mas está aí ainda – declarou o gestor público.
Já o Parque Cinquentenário e o Ecoparque estavam totalmente fechados. No Cinquentenário, no bairro de mesmo nome, policiais militares que trabalham junto à área de lazer disseram à reportagem que muitas foram ao local nesta manhã, mas depararam com o portão trancado e pediram informações sobre a abertura. O secretário falou que a liberação será feita durante a semana, porque o portão foi lacrado, necessitando de serviço mais pesado para reabrir.
A situação do Ecoparque, no Nossa Senhora do Rosário, demandará mais tempo. O cenário por lá é de abandono. Mato alto e depredação. É que o local foi invadido e atacado por vândalos, que levaram os sanitários. Antes de reabrir, o parque passará por melhorias, segundo Martins. Além dos banheiros, a cerca, nos fundos da área, deve ser reforçada para evitar novas invasões.
Todos os parques devem passar ainda por limpeza e capina, incluindo, o Getúlio Vargas (Parque dos Macaquinhos), no bairro Exposição. Depois de uma sequência de dias de chuva, a grama está alta. A área de lazer deve ser a única, por enquanto, a receber demarcações no chão para garantir o distanciamento entre grupos de usuários. Isso deve ser feito, durante a semana, por equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Esporte e Lazer.
No final desta manhã, o tempo seco levou movimento de volta aos Macaquinhos. Muitas pessoas estavam se exercitando, fazendo caminhadas, correndo ou na academia ao ar livre. Outras passeavam com animais. Diversas ocuparam os bancos para tomar chimarrão e conversar. Na pracinha para crianças, muitos pequenos brincavam supervisionados por adultos que aproveitavam a sombra da árvores.
– Venho para caminhar, quase todo dia, quando tem sol. Acostumei a usar a máscara. Não é natural, mas acho que é bom. Acho que é essencial se proteger, aguentar mais um pouquinho até se vacinar... é uma questão de meses – ponderou uma frequentadora que preferiu não ser identificada.
Todas essas atividades foram permitidas pelo novo decreto desta sexta-feira. Porém, o decreto não libera as pessoas do uso da máscara, que segue obrigatório. O que se viu foi que a maioria dos que estavam no local não usava a proteção.
– Sobre as aglomerações, temos servidores fazendo o monitoramento e a Guarda Municipal está de sobreaviso. Vamos ter a presença do poder público nos locais, com servidores e veículo. A ideia é que as pessoas usem, mas dentro das regras que evitem problemas em relação ao coronavírus – disse o secretário.