Há pouco mais de uma semana, em 25 de agosto, o Hospital Geral (HG) de Caxias do Sul fez um apelo à população: precisa de fraldas. Em função da pandemia as doações diminuíram e o estoque estava quase zerado. A comunidade ouviu o pedido e mais uma vez demostrou solidariedade. Em dez dias, 27.377 fraldas foram doadas e o depósito, que antes estava vazio, voltou a encher de alegria a equipe do hospital. O número pode ser ainda maior já que uma nova remessa chegou à instituição nesta sexta-feira (4), mas ainda não havia sido contabilizada.
— Fizemos um apelo a comunidade, e dez minutos depois que a reportagem foi ao ar, o telefone começou a tocar. Foi impressionante porque começaram as ligações e continuaram no dia seguinte e chegaram doações de toda a Serra — conta a coordenadora de Projetos Sociais e de Recreação Terapêutica Hospitalar do HG, Silvana Maziero.
Ela se emociona e agradece o apoio da comunidade:
— A população abraçou de um jeito e é emocionante. Agradecemos cada gesto desde uma empresa que doou 2 mil fraldas até a colaboração de um motorista: ele ligou e perguntou se podia ser um pacote de fralda, eu disse que sim e ele veio nos trazer, e fiquei emocionada, eu chorei com aquele carinho. Abraçaram mais uma vez o hospital e encheram de cuidados e carinhos os nossos pacientes.
Até esta sexta, havia no depósito 20.482 fraldas adultas e 6895 infantis. Também foram doados 300 xampus, 200 escovas e pastas de dente, 100 lenços umedecidos e demais itens. O HG também recebeu brinquedos, como massinha de modelar e livros de pintura.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
As doações são necessárias porque nem sempre os pacientes estão preparados para a internação, uma vez que chegam ao HG vindo de Caxias e de demais municípios da Serra.
— São pessoas que saem de casa para uma consulta e muitas vezes são colocadas em uma ambulância e trazidas para o hospital — lembra Silvana.
Ela reitera que para ela as doações são como um abraço, ainda mais agora em meio à pandemia.
— Esses atos de amor e de bondade permitem que eles fiquem mais confortáveis, é realmente um cuidado que ajuda no tratamento e na recuperação.
COMO DOAR
Os voluntários não podem entrar no hospital nesse momento, mas podem seguir com as ações de voluntariado como as doações e entregas de artigos no HG. Bastar ir até a portaria do hospital e deixar os produtos. O telefone para contato é o (54) 3218-7200, com Silvana Maziero.