A tarde ensolarada e os termômetros marcando 25ºC foram interpretados por muitos caxienses como um convite para aproveitar o calor e se exercitar ao ar livre, neste domingo. A maioria, pelo que a reportagem verificou em dois pontos de bastante movimento, seguiu as recomendações sanitárias de evitar pontos de aglomeração e fazer uso de máscara. Uma minoria, contudo, ignora o acessório e também o distanciamento.
No Parque dos Macaquinhos, que pelo decreto municipal não poderia receber frequentadores, por volta de 16h, a movimentação era menor do que a registrada em finais de semana anteriores de temperatura agradável. Muitas pessoas optaram por procurar pontos menos frequentados do parque, como as áreas mais altas. Foi o caso de Ubiratan da Costa, 36. O rapaz aproveitou a sombra de uma árvore sem ninguém por perto, apenas observando de longe.
- Acho que todos têm o direito e podem sair para tomar um sol. O problema é que todos procuram os mesmos lugares e muitos não usam máscara. Por que não usam? Não sei...ou não levam a sério o que está acontecendo, ou não pensam no próximo. Se está tudo bem com eles, é isso que importa - critica o rapaz.
Na Plácido, próximo à Maesa, diversas pessoas aproveitaram o passeio público para praticar caminhadas. Algumas famílias levaram suas crianças para brincar no parque, enquanto outras preferiram não deixar os filhos usarem os brinquedos, apesar dos protestos dos pequenos.
O casal de idosos Arthur Pretto e Neuza Pretto, ambos de 77 anos, aproveia dias de sol para praticar caminhadas de meia hora nas proximidades de onde moram. Arthur, que é médico pedatra, conta que há quatro meses não atende no consultório, para preservar a si, à família e também aos pacientes.
- Minha esposa e eu observamos todas as recomendações de saúde, saindo em determinados dias e horários, quando não há movimento. Quando saímos é com todo o cuidado, mas praticamente estamos ficando só em casa. É lamentável ver tantas pessoas não fazendo uso de máscara. Se tem algo que poderia evitar o aumento da pandemia, é justamente isso.