Após o bairro Presidente Vargas, em Caxias do Sul, ficar sem água durante a madrugada deste sábado (16), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) afirma que o abastecimento deve normalizar até o final desta manhã. O bombardeamento foi reativado por volta das 7h.
Segundo Idair Antônio Moschen, atualmente assessor técnico da autarquia, o desabastecimento ocorreu após o Sistema Faxinal, localizado em Ana Rech, solicitar apoio à Maestra (responsável pela região oeste da cidade) para fornecimento de água em outra localidade. O pedido ocorreu devido a problemas de turbidez da represa que deixam a água amarelada, impedindo a distribuição. Com isso, conforme Moschen, o gasto de água no parque da imprensa da Maestra excedeu o limite, ocasionando o trancamento do sistema.
Moschen ainda ressalta que a captação de água na Maestra já está abaixo do nível normal, em 30% e, que, por isso, é importante que a população tenha consciência:
– A população vai ter que utilizar a água potável de forma responsável, evitando o consumo exagerado. Lavar calçadas, cercas, prédios está proibido em Caxias do Sul enquanto a estiagem continuar dessa forma.