Em lua de mel na República Dominicana desde o último dia 15, o veterinário caxiense Cássio Simioni, 34, e a esposa, a médica porto-alegrense Camila Capenedo, 31, tinham a volta para o Brasil marcada para este domingo (21). O voo, contudo foi cancelado há dias, sem constar no sistema da companhia aérea, como se nunca tivesse existido. Além de apreensão por causa do Coronavírus, o clima é de insegurança e incerteza por não saber se poderão voltar para casa.
O casal, assim como um grupo de pelo menos 30 brasileiros, além de argentinos e chilenos, recebeu a recomendação de permanecer no aeroporto de Punta Cana, mesmo em condições precárias, enquanto a situação não se resolve. Cássio conta que o número de pessoas provavelmente seja maior, pois as pessoas se espalham para evitar a aglomeração. Em contato com o Itamaraty, o veterinário conta que a funcionária que o atendeu ao telefone chorou, de tão pressionada e sem soluções para oferecer.
- Estamos nos sentindo desassistidos pela Latam, pelo Itamaraty, pelo Consulado. A empresa lavou as mãos e não está se responsabilizando por nada. Vejo outras embaixadas, como a alemã, que conseguiram resolver facilmente o problema dos passageiros do seu país. O consulado brasileiro apenas deixa um comunicado no site dizendo que não adianta ir até o serviço, pois devido ao Coronavírus o atendimento foi cancelado - reclama.
O caxiense relata que a cada hora que passa a situação se torna mais dramática, pois as pessoas não sabem para onde ir, nem o que fazer, sem uma orientação mais correta.
- Tem poucos hotéis abertos e com vagas, táxi é caríssimo, o aeroporto é longe de tudo e está fechado, comércio também fechado, as pessoas estão ficando sem dinheiro, porque a maioria compra o pacote com tudo incluído e não traz muita grana. Há muitos casais em lua de mel, assim como nós - comenta.
O casal ainda permanece no aeroporto na tarde desde sábado, à espera de uma solução para o problema. Cássio conta que seu irmão está buscando contato com conhecidos que estão ou vivem na República Dominicana, para ter onde passar a noite sem ser no aeroporto.
O que diz a Embaixada
No site da embaixada do Brasil na República Dominicana, consta desde o dia 18 a informação de que o serviço está fechado para o atendimento ao público e funcionando em regime de plantão domiciliar, devido ao Coronavírus. Casos de emergência são atendidos, mas não consta entre elas voos cancelados. Uma nota mais recente, intitulada "Comunicado Urgente", pede aos brasileiros com voos cancelados para que entrem em contato por e-mail informando os seus dados e os da passagem, mas não acena com soluções. "A Embaixada retornará contato assim que tiver informações atualizadas" diz o texto.
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