O primeiro caso de coronavírus em Caxias do Sul foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde na noite desta quarta-feira (11). Os detalhes sobre o caso serão divulgados em uma coletiva de imprensa às 20h30min, na UPA Central. Este é o terceiro caso confirmado de coronavírus no Rio Grande do Sul.
Pelo protocolo internacional recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e seguido pelo Ministério da Saúde, pessoas que retornam com sintomas de áreas onde há circulação do vírus têm de permanecer em isolamento domiciliar durante 14 dias. Depois, se estiverem sem sinais da doença, podem ser liberadas.
O maior município da Serra monitorava quatro casos suspeitos — com esta confirmação, três continuam como suspeitos. Outros quatro já haviam sido descartados nas últimas semanas.
Às 17h desta quarta-feira (11), o Ministério da Saúde havia informado que o número de pacientes contaminados no Brasil subiu para 52. Assim, Caxias do Sul contabiliza o 53º paciente. O ministério também divulgou que o país tem 907 casos suspeitos e outros 935 foram descartados.
Leia mais
Gramado é a oitava cidade da região com casos suspeitos de coronavírus Caxias descarta dois casos suspeitos de coronavírus e registra dois novos Municípios da Serra se preparam para cuidados em relação ao coronavírus Infectologista de Caxias explica o que é o coronavírus e como se prevenir
No Rio Grande do Sul, a primeira infecção aconteceu em um morador de Campo Bom. Já sem sintomas de covid-19, o paciente de 60 anos retomou a rotina, retornando ao trabalho nesta quarta-feira (11).
Na manhã desta quarta-feira (11), a secretaria de Saúde de Porto Alegre confirmou o segundo caso em solo gaúcho: uma mulher de 54 anos que esteve recentemente na Itália.
Os casos suspeitos na Serra:
:: Três pacientes monitorados em Caxias do Sul. Um foi confirmado na noite desta quarta-feira (11).
:: Em Farroupilha, um paciente permanece em investigação. É um homem de 32 anos que teriam retornado recentemente da Itália.
:: Canela tinha dois pacientes em investigação, mas teve um descartado. Portanto, segue um caso suspeito.
:: Bento Gonçalves teve os dois suspeitos descartados.
:: Guaporé teve os dois casos suspeitos descartados.
:: Vacaria teve o primeiro caso suspeito registrado.
:: Gramado também teve a primeira suspeita registrada.
Como prevenir o contágio:
:: Lavar as mãos.
_ A lavagem frequente das mãos é a principal recomendação para se prevenir.
_ Higienizar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos a cada vez.
_ Esfregar os espaços entre os dedos, o dorso da mão e cavidades (dobras dos dedos e unhas), onde as bactérias podem se alojar.
_ Usar sabonete (apenas água é insuficiente para a higienização). Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
:: Evitar contato próximo com pessoas doentes.
:: Ficar em casa quando estiver doente.
:: Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
:: Se tiver de tossir ou espirrar, cubra o rosto com o braço dobrado. Isso evita que as secreções do corpo entrem em contato com superfícies ou com outras pessoas.
:: Evitar tocar olhos, boca e nariz. Esse contato permite que o vírus entre no corpo, gerando infecção.
:: Em locais com grande concentração de pessoas (transporte público, por exemplo) mantenha-se a pelo menos um metro de distância de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando.
:: As mesmas recomendações valem para qualquer local fechado, como o ambiente de trabalho.