Após a mudança na tabela de horários do transporte coletivo em Caxias do Sul, em vigor desde a manhã desta quinta-feira (19), e o aumento de passageiros em cada ônibus, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade determinou o retorno imediato dos horários normais do transporte coletivo. Já no início da manhã, a redução nos horários dos ônibus gerou diversas reclamações de usuários em razão da aglomeração de pessoas.
Leia mais
Cuidados ao espirrar e higiene das mãos: como proceder no deslocamento até a unidade de saúde
Tudo que você quer saber sobre o coronavírus
Coronavírus: como e quando buscar ajuda em Caxias em caso de sintomas
Acompanhe os casos descartados, suspeitos e confirmados na Serra
Fotos compartilhadas em redes sociais mostravam a proximidade que os passageiros estavam obrigadas a ficar. A redução nas viagens aconteceu em razão das suspensão das aulas e das medidas de prevenção ao coronavírus e foi autorizada pela Secretaria de Trânsito.
— Normalmente, o ônibus está vazio. Hoje, estava simplesmente lotado, sem lugar para sentar. As pessoas estavam bem próximas, situação de ônibus lotado — conta a técnica de enfermagem Nicole Quissini, 20 anos, que voltou do Centro para o bairro Colina do Sol, às 7h30min. Ela afirma não ter notado nenhuma medida de prevenção durante a viagem.
O secretário de Trânsito, Alfonso Willembring, afirma que a empresa já foi notificada eletronicamente e também seria de forma física em breve. O ofício 16/2019 determina que volte a ser praticado os horários normais imediatamente. O secretário, no entanto, reforça que a orientação para a comunidade é ficar em casa.
— Estas mudanças não são para estimular as pessoas a saírem. É para ficar em casa. Mesmo em um ônibus com cinco ou seis pessoas, o risco é muito maior do que em casa. Precisamos prever e evitar os próximos passos (dessa pandemia). As pessoas ainda não estão entendendo que têm ficar em casa — reforça.
Fiscais da Secretaria de Trânsito também estão nas ruas para garantir o cumprimento do decreto municipal 20.827, publicado na quarta-feira (18), que determina ampliação considerável da higienização dos ônibus e orientação de usuários, por meio de informativos, sobre condutas certas e erradas para reduzir o contágio do coronavírus. Até o momento, a prefeitura não divulgou sobre valores e quando começam a ser aplicadas multas.
Outra determinação é que os ônibus circulem com os vidros abertos. Os passageiros também são orientados a lavar as mãos, tanto antes de entrarem nos ônibus quanto após o desembarque.
Procurada pela reportagem, a Visate afirmou que estuda os impactos da mudança e, ainda pela manhã, contabilizava o número de passageiros para determinar novas ações. A empresa já estaria em contato com a Secretaria de Trânsito, mas, até as 10h, afirmou não estar pronta para se manifestar.
Desde a semana passada, a Visate monitora a queda dos passageiros, que é considerada elevada e aumenta a cada dia. Além dos estudantes, também é esperada a redução do uso por trabalhadores, pois empresas estão optando por home office ou suspendendo atividades. Quem tiver dúvidas sobre horários pode entrar em contato com a Visate pelo telefone 0800-051-6133 ou pelo aplicativo Whatsapp no 99605-3935.
Leia também
"O momento é de colocar a saúde dos empregados e da sociedade acima dos interesses da empresa", afirma técnica de entidade
Contenção avança na região, mas faltam leitos de UTI
Com escolinhas infantis fechadas, saiba o que fazer para manter a rotina das crianças