Além de diversos membros de ONGs e entidades representativas da comunidade LGBT, o protocolo da 19ª Parada Livre de Caxias do Sul, realizada neste domingo, na Rua Marquês do Herval, contou com a fala de políticos. Estiveram presentes os vereadores Rafael Bueno (PDT) e Denise Pessoa (PT) e o deputado Estadual Pepe Vargas (PT).
Leia mais
Celebração da liberdade e indiretas ao Governo Daniel Guerra marcam início da 19ª Parada Livre de Caxias do Sul
Filha de casal de lésbicas, menina lê poema contra a homofobia e emociona o público na 19ª Parada Livre de Caxias
Os três fizeram críticas ao prefeito Daniel Guerra (Republicanos), que tentou barrar a realização do evento no local onde ele tradicionalmente ocorre, ao lado da Praça Dante Alighieri. Pepe lembrou que a primeira Parada Livre foi realizada durante o seu mandato como prefeito, em 2002, e que desde então todos os prefeitos foram favoráveis à realização do evento, menos Guerra.
— Esse evento celebra o direito das pessoas serem o que elas são. Essa gestão não é representativa do povo. É um ponto fora da curva. Não faz sentido o poder público agir para auxiliar o aumento da discriminação — declarou o petista.
Denise, por sua vez, ressaltou a importância de resistir contra tentativas de barrar a livre manifestação:
— A realização desta Parada Livre foi uma luta e a organização mostrou a importância de resistir nesses tempos em que se mata as pessoas pelo fato delas amarem. A gente não pode recuar, mas sim avançar para fazer os direitos de todos serem respeitados. O prefeito que chore em casa, porque a rua é do povo — bradou a vereadora.
Rafael Bueno, último a falar, destacou que a tentativa de tirar a Parada Livre da praça é um dos fatores que podem ser decisivos para o impeachment de Daniel Guerra, cuja admissibilidade do pedido foi aprovada em outubro pelos vereadores.
— Nós temos a oportunidade de fazer valer os seus gritos de "Fora, Guerra". Vamos tirar o pior prefeito da história de Caxias do Sul. Um prefeito preconceituoso. Vamos recuperar a nossa cidade — disse Bueno.
Nenhum representante da prefeitura subiu ao palco. A prefeitura, contudo, atendeu a determinação de oferecer os serviçso básicos para a realização do evento, disponibilizando agentes da Fiscalização de Trânsito e da Guarda Municipal, além da Codeca.
A 19ª Parada Livre segue neste domingo, com apresentações artísticas. A última será do Bloco da Ovelha, com início marcado para as 20h30min.
Leia também
Jovens são presos e adolescente é apreendido após invadir escola e roubar bandeiras em Caxias
Homem esconde 17 trouxas de crack embaixo da língua em Caxias Motorista embriagado fica ferido ao se envolver em acidente na BR 116 em São Marcos