A reunião-almoço da CIC Caxias alusiva aos 65 anos da Soprano teve como palestrante o executivo e consultor Renato Grinberg. Também escritor de best-sellers voltados ao mundo dos negócios, Grinberg abordou em sua apresentação o tema inovação.
Confira no quadro, alguns destaques:
"A inovação pela inovação não serve para nada. Não dá para ter inovação sem execução."
"Há estatísticas que mostram que, a cada ideia, existem 700 outras iguaizinhas no mundo inteiro. Por que uma delas aparece e as outras não? 90% de todas as estratégias que falham, falham pela execução."
"É preciso conseguir saber trabalhar com o velho e o novo. Tem produtos que têm funcionado, mas que uma hora, se não forem renovados, perdem a relevância, mas trocar o tempo todo sem fazer transição adequada também é um problema. Mas o maior problema é buscar a inovação somente quando as coisas começam a ficar ruins. Não pode, a busca tem de ser constante, e você vai testando."
Soprano homenageada
A Soprano, de Farroupilha, foi homenageada na CIC pelos 65 anos de fundação. A CIC Caxias, CICS Farroupilha (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços) e os sindicatos da Indústria Metalúrgica, Mecânica e de Materiais Elétricos (Simecs) e da Indústria do Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) entregaram placas aos irmãos Gustavo e Rodrigo Miotti (à esquerda da foto), representantes da empresa e filhos fundador, Adelino Miotti (falecido em 2010).
A Soprano é referência nos segmentos da construção civil, materiais elétricos, moveleiro e utilidades domésticas. A empresa iniciou suas atividades com produção de acordeões em 1954. Em 1968, encerrou essa linha e começou a de ferragens para esquadrias. Gradualmente, nas décadas seguintes, expandiu com fechaduras, cilindros hidráulicos, utilidades térmicas e outros produtos.
PARA O MUNDO
Com matriz em Farroupilha, a empresa tem ainda unidades em Caxias do Sul e Campo Grande (MS), além de centros de distribuição na Cidade do México e em San Salvador e um escritório em Xangai, na China.