O presidente reeleito da UAB, Valdir Walter, e os presidentes de 140 associações de moradores, as amobs, eleitos no início do mês, tomaram posse ontem na sede do ponto de cultura UAB Cultural. Walter, discursando na foto acima, vai para o quarto período à frente da entidade comunitária e, com a ampliação do mandato de dois para quatro anos, completará 10 anos no comando. Como era previsível, não houve representação do Executivo municipal. O vereador Adiló Didomenico (PTB) representou a Câmara.
Além de Adiló, outros três vereadores estiveram presentes: Renato Oliveira (PCdoB), Edio Elói Frizzo (PSB) e Kiko Girardi (PSD). A representação é baixíssima. Entre os deputados por Caxias, Carlos Búrigo (MDB) e Pepe Vargas (PT) foram à posse. Também esteve presente o presidente da Fracab, Arnóbio Mulet. A Fracab é a Federação Rio-grandense das Associações Comunitárias e de Moradores de Bairros.
Walter assume com as tarefas de fortalecer bairros e amobs, conforme diagnóstico dele próprio, e de conseguir uma aproximação com a prefeitura. Essa é uma tarefa árdua, mas institucional. O prefeito Daniel Guerra, desde o início, não demonstrou simpatia pelo movimento comunitário, pela proximidade de representantes da entidade com o governo anterior. O que é um equívoco, uma vez que as direções são representantes legítimas do movimento comunitário. Na árdua tarefa de buscar essa reaproximação, Walter e a executiva da entidade devem encaminhar, assim que possível, ofício à administração municipal solicitando audiência com o prefeito.
– Para abrir o diálogo. Vamos fazer o papel que nos cabe – diz Paulo Sausen, que atuará na diretoria de imprensa da entidade na nova gestão.