Ocorreu no sábado a edição piloto do projeto UCS Comunidade, que visa levar a comunidades caxienses diversos serviços gratuitos nas áreas de saúde, veterinária, direito e contabilidade, entre outras. A ação foi realizada na Escola Municipal Nova Esperança, beneficiando a comunidade do bairro Desvio Rizzo.
Durante os turnos da manhã e da tarde, as salas de aula da escola serviram para acolher a comunidade. Os cursos da área de Ciências da Vida propuseram diversas ações, como informações sobre consumo de alimentos; oficina de primeiros socorros; oficina de equilíbrio; medição de glicemia; aferição de pressão sanguínea; serviços de estética e bem-estar; dicas sobre plantas medicinais; conscientização a respeito das doenças sexualmente transmissíveis; práticas de danças; além de fornecer orientações sobre pequenos animais.
O Escritório Modelo de Arquitetura (TaliesEM), o Serviço de Assistência Jurídica (Saju), o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (Naf) e o curso de Engenharia Ambiental também apresentaram informações aos moradores em suas respectivas áreas.
Vinculado à Pro-Reitoria Acadêmica, o projeto UCS Comunidade deverá ter outras edições ao longo do ano, em diferentes regiões de Caxias do Sul. A organização também estuda levar a iniciativa a outros municípios de abrangência da UCS. A ideia é que, ao longo do ano, ocorram outras edições, em diferentes regiões de Caxias do Sul. Também se estuda a proposta de levar a ação para outros municípios da área de abrangência da universidade.
— É um projeto que reforça o pertencimento à comunidade, tendo como objetivo de divulgar as nossas ações e engajar as equipes dos cursos — destaca Gilberto Humme, coordenador de Extensão da UCS.
Leia também
Assaltante morre em confronto com a polícia em Bento Gonçalves
Fim da substituição tributária pode baixar até 20% preço do vinho gaúcho
Confira os números sorteados no concurso 2.150 da Mega-Sena
Não pode levar sua doação para a campanha do agasalho de Caxias? Ligue
Preço da gasolina em Caxias é o mais alto dos últimos seis meses