Não é de hoje que o acesso aos bairros Cidade Nova e Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, é um ponto crítico. Segundo o Grupo Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha, responsável por fiscalizar a rodovia, o último estudo repassado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) foi de que 78 mil veículos passam pelo trecho diariamente.
Leia mais
Atenção, motoristas: acesso ao Cidade Nova e Desvio Rizzo, em Caxias do Sul, é ponto crítico
Para minimizar o impacto que a abertura recente da megaloja e atacarejo causariam no trânsito, foram adotadas medidas por parte dos empreendimentos e da prefeitura (veja abaixo). Ou seja, as medidas foram implementadas para que a situação não ficasse pior.
— Estamos aguardando o fluxo normalizar. Passado um mês (das inaugurações) a tendência natural é de que as coisas se acomodem. Depois, faremos novas análises e poderemos executar mais medidas — considerou o secretário municipal de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares.
Por se tratar de área de domínio do governo estadual, qualquer intervenção necessita de aprovação do Daer.
MEDIDAS ADOTADAS PARA MELHORAR O FLUXO NO LOCAL:
* Criação de uma terceira na aproximação lateral da RSC-453 para tráfego de veículos em direção ao Desvio Rizzo e a Farroupilha, o que resultou na implantação de pista exclusiva para ingresso independente ao bairro Cidade Nova, junto à rua Abel Postali.
* Aumento da faixa de conversão sentido Caxias-Farroupilha para retorno ao Centro; implantação de uma faixa de conversão na via lateral sentido Farroupilha-Caxias, na saída do Desvio Rizzo, junto ao canteiro lateral, para fins de acomodação da fila de retorno para acesso aos empreendimentos.
* Execução de um canteiro tipo "gota" no cruzamento da rua Honorato Bazei com a Rua Gerson Andreis, no bairro Cidade Nova.
* Além disso, a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade fez a delimitação da faixa de acesso ao Cidade Nova com tachões.
* A secretaria também está executando a instalação de sistema inteligente em todo o complexo semafórico do local. Funcionará da seguinte forma: os equipamentos, fornecidos pelas empresas, conseguirão monitorar a quantidade de veículos nos cruzamentos e decidirão quais semáforos deverão abrir ou fechar a fim de evitar congestionamentos. O início da operação está previsto para o final deste mês.
* De acordo com a prefeitura, atualmente, os tempos de sinaleira são programados com antecedência para alternar conforme a necessidade de liberação de fluxo. Com o novo sistema isso ocorrerá em tempo real.