Era 10h04min do último sábado quando o alarme de incêndio soou na portaria do Nuova Vita Condomínio Clube, no bairro Cristo Redentor, em Caxias do Sul. Imediatamente, os porteiros identificaram que o ponto de origem era o apartamento 11, no primeiro andar da Torre Felicità - uma das quatro do condomínio -, e ligaram para os bombeiros pelo 193. Ao receber o chamado, às 10h05min, a central acionou a unidade existente no bairro Cruzeiro, distante menos de dois quilômetros do local. Cinco minutos depois, a guarnição chegou ao condomínio (10h10min), mesmo horário em que a maioria dos moradores já chegava ao hall, no térreo. Felizmente, tudo não passava de uma simulação de evacuação em caso de incêndio.
Foi pensando na segurança dos cerca de 1,2 mil habitantes - são uma média de 3 pessoas em cada uma das 400 unidades, divididas em quatro torres de 25 andares, que a síndica, Elaine Tomasi, 53 anos, junto com outras 14 pessoas que estão recebendo treinamento do 5º Corpo de Bombeiros Militar (5º CBM), resolveram desenvolver a ação.
— O problema de incêndio é que as pessoas ficam desorientadas, elas não sabem como agir. Hoje, esse treinamento de evacuação é justamente para isso, para que as pessoas saibam como agir mediante um incêndio. Que não entrem em pânico, saibam exatamente a rota de fuga e consigam sair com segurança — explicou a síndica.
Tudo foi pensado para parecer o máximo possível com uma situação real. Além do toque do alarme, a energia e os elevadores sociais foram desligados, restando apenas a iluminação e os elevadores de emergência que funcionam com gerador. Até uma ambulância foi contratada para compor o cenário. A iniciativa teve a participação de 294 moradores que levaram uma média de 10 minutos e 15 segundos para deixar os prédios.
SAIBA COMO AGIR
* Saiba quais são e onde ficam as saídas de emergência e as rotas de fuga _ caminhos que o levarão até um local seguro.
* Ao perceber sinal de fogo, acione o alarme de emergência que fica nos corredores dos edifícios.
* Se o prédio tiver uma central de alarme, não se preocupe em chamar os bombeiros porque o porteiro ou segurança fará isso assim que o alarme for acionado. Se o edifício não tiver central de alarme, ligue para o 193.
* Saia do apartamento, imediatamente, sem se preocupar em levar nada. Mas, é importante que, antes de sair, feche todas as aberturas (não precisa chavear). Essa medida serve para evitar grande entrada de ar, já que o oxigênio faz com que as chamas se propaguem.
* Se direcione à escada de emergência.
* Se posicione à direita da escada, em fila, com a mão direita no corrimão e a esquerda no ombro da pessoa que estiver a sua frente. Isso vai ajudá-lo a manter o equilíbrio e a auxiliar alguém que possa ficar desorientado.
* É importante manter-se à direita porque o socorro, quando chegar, também utilizará o lado direito para subir, ou seja, será mantido um fluxo de pessoas descendo e subindo sem intercorrências.
* Crianças pequenas devem ser levadas no colo. Se a criança conseguir andar bem por conta própria pode ir no chão, junto aos pais.
* Pets pequenos devem ser levados no colo também. Se o animal for de grande porte, leve-o com uma guia e, de preferência, com fucinheira, porque, mesmo manso, em uma situação de estresse, ele pode se assustar e avançar em alguém.
* Desloque para um local seguro no pátio ou fora do prédio e aguarde uma nova orientação.
* Importante: Não desloque para o estacionamento, porque garagem não é rota de fuga.
Fonte: 5º CBM