Um vídeo gravado em Caxias do Sul que circula nas redes sociais vem repercutindo entre os internautas. As imagens mostram seguranças, vestidos com uniformes, molhando um idoso, não identificado, na saída dos banheiros da Praça Dante Alighieri, no Centro. No vídeo com pouco mais de 30 segundos, gravado à noite, dois homens aparecem rindo, um deles segurando uma mangueira e molhando o idoso, vestido com uma camiseta vermelha, que caminha na saída dos sanitários, sem esboçar reação.
O vídeo chegou a conhecimento público por meio do perfil pessoal do vereador Rafael Bueno (PDT) na sexta-feira (18). Na publicação, o político afirma que espera providências da prefeitura de Caxias e garante que se nada for feito, fará uma denúncia ao Ministério Público.
Segundo Alex Sandro Gonçalves Moraes, sócio proprietário da empresa na qual trabalham os seguranças, o vídeo foi gravado no final do ano passado. A empresa teria sido contratada pela prefeitura, via Secretaria Municipal da Cultura, de forma terceirizada, para garantir a segurança dos enfeites natalinos que decoravam a Praça Dante até a primeira semana de janeiro.
Moraes trabalha como segurança na empresa e é ele quem aparece no vídeo com a mangueira molhando o idoso. Ele garante que, naquela noite, o senhor de camiseta vermelha solicitou que ele e os colegas dessem um banho nele, pois estaria cheirando mal.
— Ele disse que estava com calor e suado. No vídeo, estamos rindo e ele indo embora. Se fosse uma atitude maldosa, iria aparecer esse senhor nos xingando. Mas isso não aconteceu. O pessoal que frequentou a praça na época de Natal deve ter visto a gente conversando com ele no nosso contêiner. Ele é um dos poucos que fica na praça que não incomoda. Ele é bem na dele, conversava com a gente. Nós não teríamos motivo para ter uma atitude de prevalecimento com ele — justifica.
Ainda conforme Moraes, o vídeo foi gravado por um homem que estava utilizando o banheiro no momento da suposta brincadeira:
— Trabalhamos com eventos com mais de 4 mil pessoas e nunca demos uma tapa em ninguém. Não seria com um senhor que iríamos fazer algo por maldade. Podem ter certeza disso. Não somos esses monstros que estão falando.
Conforme o diretor da Guarda Municipal, Ivo Rauber, os servidores que ficam na praça não perceberam a atitude dos seguranças:
— Ficamos 24h na Praça Dante e não conseguimos visualizar o que houve, o banheiro fica em um ponto mais escondido. Repudiamos esse tipo de atitude e esperamos que os responsáveis sejam punidos. Se tivéssemos visto, iríamos encaminhar os responsáveis para a delegacia para fazer o registro policial. Esperamos que sejam tomadas as devidas providências e os responsáveis sejam responsabilizados criminalmente. É lamentável esse tipo de atitude, independentemente de ser segurança pública ou privada, tem que proteger a população.
Procurada pela reportagem, a prefeitura de Caxias do Sul informou que deve se posicionar oficialmente sobre o caso durante à tarde deste sábado. O homem que aparece sendo molhado no vídeo não foi localizado.
Por meio de nota divulgada na tarde deste sábado, a prefeitura de Caxias do Sul esclarece que a empresa de segurança mostrada no vídeo prestou serviços à Secretaria Municipal da Cultura durante a realização do Caxias Mais Presente, na Praça Dante Alighieri, no mês de dezembro.
Conforme o documento, a contratação foi necessária já que o município não possui guardas municipais suficientes no horário das 19h às 8h. A demanda seria para fazer a segurança dos eventos e da decoração natalina.
O material enviado pela administração municipal destaca ainda que "a prefeitura é totalmente contra qualquer tipo de ato que venha a ferir a dignidade humana e espera que o caso seja completamente esclarecido pelas autoridades competentes, antes de emitir qualquer juízo. O município também se coloca à disposição para prestar informações referentes à contratação da empresa, auxiliando na busca pela verdade dos fatos".
O homem que aparece sendo molhado nas imagens não foi localizado. O vídeo não será reproduzido aqui porque não temos informação de sua autoria.