Eleitores enfrentaram filas em Caxias do Sul para votar até o início da tarde deste domingo. O tempo de espera chegou a uma hora para concluir o processo eleitoral. Além de pelo menos nove urnas terem sido substituídas no município, o que acaba gerando atraso para o início da votação, outros fatores contribuíram para a demora: nesta eleição, os cidadãos têm de digitar os números de seis candidatos. Além disso, em algumas cidades do Estado, mesários estão fazendo testes das digitais dos eleitores por meio de dados cruzados com o Instituto Geral de Perícias (IGP). Isso acontece com quem não fez o recadastramento biométrico. O atraso ocorre porque são feitas até quatro tentativas de reconhecimento das digitais, comparando com os dados repassados pelo IGP. Assim que o teste é feito, a pessoa é liberada para votar.
No Instituto de Educação Cristóvão de Mendonza, na Avenida Júlio de Castilhos, a seção 337, logo na entrada do prédio, foi a que acumulou a maior fila ao longo da manhã: a esperar média foi de uma hora, conforme um mesário.
— Além de serem vários votos, o voto biométrico e as tentativas dele demoram bastante — resumiu um dos mesários.
A partir das 11h, o Colégio São Carlos, que fica no início da Rua Sinimbu, registrou o horário de maior movimento. Era perto das 13h30min quando Terezinha Rech, 69 anos, aguardava para votar. Ela entrou na fila por volta das 13h, mas contava pelo menos 10 pessoas na frente dela._ Acho que é porque tem muito candidato. Na última eleição, não tinha tanta fila_ analisou.Funcionária do São Carlos, Celina Nazario fez outra observação: nesta eleição, ela notou a presença de mais idosos nas filas.
— Mais idosos, até de bengala, vieram votar. Já temos um eleitorado de mais idade, mas nem sempre tantos deles vinham votar_ avaliou Celina.
Em virtude da formação de filas pelos corredores de diversos pontos eleitorais, há relatos de confusão e reclamações por falta de assentos para as pessoas idosas aguardarem.
— Na minha seção, em Ana Rech, parecia a bolsa de valores. Não se sabe onde começa uma fila e termina a outra. E o local é muito pequeno para a quantidade de seções que foram colocadas lá. Tem de rever urgente para a próxima eleição— comentou um eleitor.