No dia 12 de setembro, o Pioneiro publicou a terceira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O terceiro tema foi segurança.
A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 7 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.
Leia mais
O que pensa Miguel Rossetto sobre a educação da Serra
O que pensa Miguel Rossetto sobre a saúde na Serra
PT confirma candidatura de Miguel Rossetto como candidato a governador do RS
As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Educação, Saúde, Desenvolvimento e Infraestrutura.
Confira o que pensa o candidato Miguel Rossetto (PT).
1. Aumentar o efetivo da Polícia Civil e da Brigada Militar
"Vou contratar os 5 mil policiais que o governo dos candidatos Sartori e Leite reduziu. Esses candidatos prometem que vão contratar, mas também dizem que vão assinar o Regime de Recuperação Fiscal, que proíbe estas contratações, ou seja, não é um compromisso sincero. Eu não assinarei o Regime e, portanto, poderei contratar os policiais que faltam."
2. Ampliar o efetivo da Susepe na região
"O desmonte da segurança pública realizado por Sartori atinge também a Susepe. Por isso é tão importante que o Rio Grande do Sul possa contratar os servidores que faltam. Leite e Sartori querem assinar o Regime de Recuperação Fiscal que proíbe a contratação desses servidores. Não é o caminho certo. O caminho certo é contratar o efetivo necessário na Susepe."
3. Reestruturar delegacias com equipamentos e pessoal
"É importante reestruturar as delegacias com equipamentos e pessoal. Também aqui, se o RRF for assinado não haverá aumento de pessoal. A minha opção é não assinar o RRF e contratar o pessoal e disponibilizar equipamentos e condições de trabalho para uma segurança pública eficiente, com valorização, treinamento e capacitação dos profissionais."
4. A ampliação dos presídios de Vacaria, Canela e Guaporé
"Há necessidade de construção e ampliação de presídios, pois o déficit prisional é de 12 mil. Os presídios de Vacaria, Canela e Guaporé sofrem com falta de espaço e a viabilidade das ampliações será estudada em diálogo com as populações locais. Também é importante reduzir o número de presos sem sentença definitiva que, segundo o último dado disponível, é de 35%."
5. Uma cadeia pública para Caxias do Sul
"Foi realizada uma consulta popular em Caxias do Sul para a construção de uma cadeia pública, para a qual há recursos federais disponíveis, e os cidadãos se mostraram favoráveis. Dialogando com a população e a prefeitura, sou a favor da construção da cadeia pública, para reduzir o déficit de vagas prisionais que aumentou 208% durante o Governo Sartori."
6. Estímulo ao cercamento digital dos municípios
"O cercamento digital é uma importante ferramenta que deve ser utilizada para prevenir e combater crimes. Com a integração dos sistemas de inteligência das polícias e entre municípios, é possível mais agilidade e capacidade resolutiva para o sistema de segurança do nosso Estado. Para isso, o Estado precisa fazer a sua parte através de investimentos."
7. Ampliar a oferta de perícias na Serra
"Da mesma forma que nos outros órgãos de segurança, o IGP sofreu com redução de pessoal durante a última administração. Vou repor os profissionais retirados e vou fortalecer a perícia no Estado. A versão de que não há dinheiro para nada foi criada pelo atual governo para tentar justificar o seu fracasso."