A partir desta sexta-feira até o dia 5 de agosto, os partidos políticos podem realizar convenções para definir as coligações e escolher os candidatos a cargos eletivos para as eleições de outubro.
No pleito deste ano, serão eleitos presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual. Com as definições, as siglas devem solicitar o registro das candidaturas até 15 de agosto.
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a homologação das convenções realizadas a partir desta sexta-feira, será permitida a formalização de contratos que gerem despesas e gastos com a instalação física e virtual de comitês de candidatos e de partidos políticos.
No entanto, o efetivo desembolso financeiro somente pode ocorrer após a obtenção de CNPJ do candidato e a abertura de conta bancária específica para a movimentação financeira de campanha e emissão de recibos eleitorais.
A partir desta sexta-feira, não será permitida a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral.
>> Calendário de convenções*
DC (Democracia Cristã)
Estadual: 28 de julho, em Porto Alegre. Será confirmado o candidato a senador, o atual presidente estadual do partido, Luiz Carlos Machado, e 17 candidatos a deputado estadual e quatro a federal. O partido ainda não decidiu se terá candidato a governador.
Nacional: 28 de julho, em São Paulo. Irão confirmar Eymael como candidato a presidente.
DEM
Estadual: 27 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O partido indicará Evandro Soares, vereador de Gravataí, como vice de Luis Carlos Heinze (PP).
Nacional: 2 de agosto.
MDB
Estadual: 5 de agosto, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. José Ivo Sartori, atual governador, deve ser confirmado candidato à reeleição.
Nacional: 2 de agosto. A convenção irá deliberar sobre o nome do pré-candidato Henrique Meirelles para concorrer à Presidência.
Avante
Nacional: neste sábado, em Belo Horizonte, Minas Gerais.
Novo
Estadual: nesta sexta-feira, na sede do partido, em Porto Alegre. Mateus Bandeira será confirmado candidato a governador.
Nacional: 4 e 5 de agosto, em São Paulo. João Amoêdo será oficializado candidato a presidente.
PCdoB
Estadual: 4 de agosto. Abigail Pereira será confirmada candidata a governadora.
Nacional: 1º de agosto, em Brasília. Manuela D’Ávila deve ser oficializada candidata a presidente.
PDT
Estadual: 26 de julho, em Porto Alegre. Jairo Jorge será confirmado candidato a governador.
Nacional: nesta sexta-feira, em Brasília. Ciro Gomes será confirmado candidato a presidente.
PHS
Nacional: ainda não tem data definida.
PMN
Estadual: não tem data definida.
Nacional: neste sábado, em Brasília. O partido desistiu de lançar a jornalista Valeria Monteiro e irá discutir apoios no encontro.
Podemos
Nacional: domingo, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Álvaro Dias deve ser oficializado candidato a presidente.
PP
Estadual: 4 de agosto, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Luis Carlos Heinze será oficializado candidato ao Piratini.
Nacional: 2 de agosto, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
PPS
Nacional: não está definida a data.
PRB
Nacional: não tem data definida.
PROS
Estadual: sábado, no Hotel Everest, em Porto Alegre.
PRP
Nacional: não tem data definida.
PSB
Estadual: sábado, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Será deliberado sobre coligações, com tendência de oficialização de apoio à candidatura de José Ivo Sartori ao governo do Estado.
Nacional: 5 de agosto, em Brasília. No dia 30 de julho a direção se reúne para encaminhar a definição.
PSDB
Estadual: 5 de agosto, na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. O evento irá confirmar a candidatura de Eduardo Leite a governador.
Nacional: 4 de agosto, em Brasília. O presidente da legenda e ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin será confirmado para concorrer à Presidência da República.
PSL
Nacional: domingo, no Rio de Janeiro. Encontro irá confirmar o deputado federal Jair Bolsonaro como candidato a presidente.
PSOL
Estadual: domingo, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Serão oficializadas as candidaturas do vereador de Porto Alegre Roberto Robaina ao governo do Estado e da professora Camila Goulart para vice. Também será chancelada a aliança do partido com o PCB nas disputas majoritária e proporcional.
Nacional: sábado, no Hotel Excelsior, em São Paulo. Encontro irá confirmar Guilherme Boulos e Sônia Guajajara como candidatos a presidente e vice, respectivamente.
PT
Estadual: 28 de julho, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Miguel Rossetto será oficializado candidato a governador.
Nacional: 4 de agosto, em São Paulo. Embora preso, o PT irá apresentar o nome do ex-presidente Lula.
PTB
Estadual: 5 de agosto, em Porto Alegre. Partido indicou Ranolfo Vieira Júnior como vice de Eduardo Leite (PSDB).
Nacional: 28 de julho, em Brasília. Partido irá apoiar a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).
PV
Nacional: 28 de julho, em Brasília.
Rede
Estadual: 2 de agosto, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Partido não deve ter candidato a governador.
Nacional: 4 de agosto, em Brasília. Marina Silva será oficializada candidata. O vice ainda não está definido.
SD
Estadual: 29 de julho, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
PSTU
Nacional: nesta sexta-feira, no Sindicato dos Metroviários de São Paulo. Irão oficializar Vera e Hertz Dias, como candidatos a presidente e vice, respectivamente.
* A reportagem não conseguiu contatos com todos os partidos.