Integrantes do movimento escoteiro de todo Estado se encontram neste final de semana em Caxias do Sul. O Congresso Regional Escoteiro é realizado anualmente para estimular a troca de experiências e oferecer capacitações e atualizações sobre o tema. A atividade deve reunir cerca de 800 pessoas no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
Estão confirmados grupos de Bento Gonçalves, Ipê, Antônio Prado, Carazinho, Santa Maria e Lagoa Vermelha, além de Porto Alegre.
Leia mais
Escoteiros de Caxias buscam redescoberta de prática com atividades de celebração
Grupo Escoteiro Moacara, de Caxias, comemora 50 anos de história
Durante o sábado (3) e o domingo (4), ocorrem oficinas variadas. Uma das atividades, por exemplo, dará dicas de como incentivar os jovens a criar projetos comunitários, além de orientações para construir um acampamento sustentável. Também haverá ações relacionadas à Língua Brasileira de Sinais (Libras), fotografia e meteorologia, entre outras.
Uma das atividades mais interessantes é a oficina "O que você faz com os 365 quilos de resíduos que gera por ano?". A proposta é debater sobre o quanto custa a coleta e a destinação do lixo produzido, além de entender quais são os impactos sociais e ambientais do material produzido por cada pessoa em um ano.
— Esse é considerado um dos maiores eventos escoteiros do Estado. A intenção é, principalmente, qualificar os escoteiros adultos para que depois eles possam trabalhar as práticas com os jovens — explica Ricardo Canevese, coordenador do 16º Distrito Escoteiro, que atende 12 grupos escoteiros da região e trabalha na organização do congresso.
Além das oficinas, a estrutura do encontro terá um espaço zen, para descanso e chimarrão; brechó, onde os participantes poderão comercializar e adquirir itens escoteiros usados, além de área de alimentação com food trucks e espaço para acampamento.
O evento encerra ao meio-dia de domingo com a Assembleia Escoteira Regional que terá, entre outras pautas, a prestação de contas do movimento e os processos eleitorais para cargos em nível regional.
Saiba mais
:: O movimento escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, na Inglaterra.
:: No Brasil, o escotismo chegou em 1910.
:: Os integrantes do movimento são divididos em quatro ramos, conforme a idade: lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro. Após os 21 anos, é possível participar como voluntário, chefe ou dirigente.
:: O balanço mais recente indica que são 14 mil escoteiros em 116 municípios gaúchos. No Brasil, a estimativa é de 100 mil escoteiros.
:: Em Caxias, conforme o coordenador do 16º Distrito Escoteiro, Ricardo Canevese, são cerca de 800 membros, divididos em oito grupos.