O Ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Osmar Terra ( PMDB/RS), esteve na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Caxias do Sul, na tarde desta sexta-feira, para entregar 20,9 toneladas de leite em pó destinadas a 12 instituições da serra Gaúcha. Caxias do Sul recebeu cinco toneladas do produto adquirido no final de 2017, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do Governo Federal. Ao todo, o ministério investiu R$ 15 milhões para a compra de mil toneladas de leite em pó.
O ministro explica que a ação teve a finalidade de auxiliar os produtores de leite ligados à agricultura familiar, que enfrentavam a crise, devido a concorrência desleal com o produto que vinha do Uruguai, e levou até mesmo muitos agricultores a falência:
— Para ajudar os produtores de leite, o Ministério da Agricultura tem bloqueado a entrada de leite do Uruguai no Brasil para reduzir o impacto na produção do país e nós do MDS colocamos como prioridade a compra da produção de leite do pequeno produtor para que ele possa melhorar o preço do produto. Estamos pagando dois reais a mais por quilo de leite em pó às cooperativas que produzem o alimento.
A ideia de destinar os produtos às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) surgiu para ajudar as entidades que também enfrentam dificuldades financeiras.
— As Apaes estão sempre com o chapéu na mão, estão sempre com problemas financeiros, então com essa doação garantimos leite para as associações da região até o final do ano. A ideia é que esse programa continue, e assim toda a compra dos produtores, seja transformada em leite em pó e repassada as associações, destaca.
O leite em pó será suficiente para atender a alimentação das crianças até dezembro deste ano e também irá compor cestas básicas que serão distribuídas para demais entidades e famílias carentes das cidades contempladas pelo programa.
Leia também:
Bebê de seis meses é baleado durante briga de vizinhos em Vacaria
Casa onde morava autor confesso de estuprar e matar Naiara é demolida em Caxias do Sul
Susepe apreende celular que filmou oração por Naiara em presídio de Caxias do Sul
Polícia deve indiciar autor confesso de morte de Naiara por estupro, homicídio e ocultação de cadáver