Mais de 2 mil pessoas participaram do velório do empresário Raul Randon na tarde deste domingo. Logo que as portas do Memorial São José, em Caxias do Sul, foram abertas para o público, cerca de 200 familiares, amigos e funcionários se reuniram em oração com o Frei Jaime Bettega. O fluxo de pessoas permaneceu intenso e contínuo até as 18h.
O clima é de comoção e tristeza, mas também de lembranças ao legado deixado pelo empresário. No andar superior, um memorial foi feito. Mais de 150 coroas de flores, enviadas por entidades de toda a região e até por amigos italianos, decoravam o ambiente. O cenário ainda apresentava fotos históricas, retratos e outras homenagens para relembrar a trajetória do empresário.
Dois violinistas do Florescer, programa social idealizado e incentivado pelo seu Raul Randon que é voltado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tocam músicas clássicas. Nos diversos ambientes, os amigos, familiares e admiradores relembravam histórias do líder empresarial.
O velório segue até as 22h de domingo nas capelas e reabre ao público às 7h30min de segunda (5), na Igreja São Pelegrino, onde ocorre a missa de corpo presente.
Leia mais:
Morre Raul Randon, fundador das Empresas Randon
Coração frágil e complicações de cirurgia causaram a morte de Raul Randon
Legado Randon é um dos motores da economia
Gratidão, Raul Anselmo Randon!
"Ele foi o marco divisor da nossa cidade", comenta presidente da CIC sobre Raul Randon
"Raul Randon construía homens", lembra Emílio Finger
"Levou o nome de Caxias para o mundo", diz o prefeito Daniel Guerra
"Um dos caxienses mais ilustres da história", diz nota da Câmara de Vereadores
"A última palavra ainda era dele", diz o amigo e ex-presidente da CIC
"Era ele que atendia o celular", lembra Germano Rigotto
"Era uma pessoa humilde em sua essência", diz Adelino Colombo
"Para ele, o ser humano estava em primeiro plano", diz funcionário
"Perdemos um ícone da indústria caxiense", lamenta Clóvis Tramontina
Governador José Ivo Sartori lamenta morte de Raul Randon
Senador Paim apresentará voto de pesar ao Senado
O corpo do empresário chegou de São Paulo ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani às 11h20min. Logo após, um cortejo com veículos da funerária e de familiares, escoltado pela Brigada Militar e pela Fiscalização de Trânsito deixou o pátio dois do aeroporto em direção às capelas.
Algumas pessoas que tinham se reunido nas proximidades do terminal para acompanhar a chegada do corpo aplaudiram durante a passagem dos veículos, reconhecendo o legado de seu Raul.
De acordo com Maurien Randon, filha de Raul, após a chegada do corpo foi realizada uma cerimônia celebrada pelo frei Jaime Bettega, fechada para a família. A partir das 16h, o público será recebido também pelo frei para homenagear o empresário.
O corpo está sendo velado no andar térreo. No mesmo pavimento, tem uma sala com objetos de memória da Randon e de seu Raul. No andar superior, serão reproduzidos vídeos sobre o fundador. Uma equipe do Grupo L. Formolo está trabalhando para atender ligações e receber encomendas de coroas.
— O telefone não para nunca —, afirma Mateus Formolo, do Memorial São José.
A missa de corpo presente será celebrada às 10h desta segunda-feira (5), pelo bispo dom Alessandro Ruffinoni, por frei Jaime e outros padres, na Igreja São Pelegrino. A cremação ocorrerá ao meio-dia, no Memorial Crematório São José. Segundo a funerária, a cerimônia será reservada à família.