
A frequente ação de vândalos na Praça do Trem, em Caxias do Sul, tem indignado quem utiliza o espaço para momentos de lazer. Depois do furto de alguns cabos de energia, que deixou a praça às escuras na última semana, moradores que circularam pelo local na manhã deste domingo relataram ao Pioneiro mais casos de depredação.
Desta vez, os vândalos atacaram a guarita de vigilância e ao menos mais quatro pontos de iluminação, onde o piso de concreto foi quebrado para a retirada dos fios de energia. A praça está sem luz desde a última segunda-feira e, conforme a Secretaria de Obras, ainda não há prazo para o restabelecimento da iluminação.

Ainda na semana passada, a prefeitura recomendou que as pessoas não circulassem pelo local enquanto a rede de iluminação não fosse concertada. A ideia é concretar as caixas de inspeção para evitar novos furtos. A compra do material e o cronograma para reposição não foram divulgados pela prefeitura.
— É uma pena que um espaço tão bonito, feito para que a população tenha momentos de lazer, se transforme nisso. Fui caminhar hoje cedo e me deparei com vários buracos feitos abaixo de praticamente todos os postes, além da guarita toda virada. É triste ver no que a praça está se transformando — lamenta uma moradora que pede para não ser identificada.
Conforme a mulher, a depredação deste final de semana teria ocorrido durante a madrugada de domingo. A praça tem câmeras de vigilância, que registram apenas a movimentação ao vivo, sem gravação.