A Polícia Civil prendeu um homem de 54 anos no final da tarde desta segunda-feira (15), em Caxias do Sul. Ele estava foragido desde que a Delegacia Especializada em Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) deflagrou a Operação Vida Fácil, no dia 21 de dezembro de 2017.
Leia mais
Quadrilha presa teria movimentado mais de mil carros em Caxias do Sul
Garagens de aluguel em Caxias são usadas como esconderijos para veículos roubados
O homem, que não teve a identidade revelada, foi preso no estabelecimento comercial em que trabalha. Ele é suspeito de integrar a maior organização criminosa especializada em furtos de veículos e extorsões na Serra, conforme a Polícia Civil. Em dezembro, outros nove integrantes da quadrilha já haviam sido presos em Caxias e um em São Marcos.
Na época, o delegado Adriano Linhares, titular da Defrec, estimou que o grupo tenha movimentado mais de mil automóveis nos últimos quatro anos. A investigação revelou o padrão de atuação dos criminosos: em poder dos carros, eles extorquiam as vítimas, que pagavam pelo resgate dos veículos. Mesmo assim, os automóveis eram enviados para desmanches na região metropolitana de Porto Alegre e para Santa Catarina, onde acredita-se que o grupo possua ramificações.
A polícia segue em busca de outro foragido envolvido com a quadrilha e também investiga a relação da organização com outros grupos criminosos.