Em uma cerimônia de cerca de duas horas de duração na manhã deste sábado, o padre Jailton de Oliveira Lino , 52 anos, foi ordenado bispo o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha. Centenas de pessoas vindas de várias partes do país acompanharam a celebração.
Dom Jailton, como agora passar a ser chamado, faz parte da Congregação Pobres Servos da Divina Providência e atuará na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, retornando ao Estado em que nasceu.
A decisão do Papa Francisco em nomeá-lo como bispo foi anunciada em 15 de novembro, quando Jailton atuava como ecônomo provincial em Porto Alegre. Antes disso, ele trabalhou por anos no Seminário Apostólico Nossa Senhora de Caravaggio, onde chegou ao posto de diretor. Após, mesmo sendo transferido a Porto Alegre, nunca deixou de visitar a Serra semanalmente. Por isso, elegeu o templo de Farroupilha para sua ordenação na Serra — haverá ainda outra celebração em fevereiro em Teixeira de Freitas.
O rito de ordenação epicospal iniciou com a apresentação de Jailton e a leitura do mandato apostólico, escrito pelo Papa Francisco. A cerimônia foi transmitida para rádios de todo país. O encerramento da celebração foi simbólico: Dom Jailton, emocionado e conduzido por Dom Itamar e Dom Jaime, passou pelo Santuário abençoando os fiéis.
QUEM É O NOVO BISPO
:: Nascido em 28 de janeiro de 1965, padre Jailton é natural de Feira de Santana, na Bahia (BA).
:: É formado em Filosofia e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). Também possui mestrado em Psicologia pela Unisinos, em Porto Alegre.
:: Foi ordenado sacerdote há quase 30 anos em Feira de Santana (BA). Entre suas atribuições como sacerdote exerceu os postos de vice-provincial e mestre dos noviços; delegado-provincial e ecônomo provincial, ambos em Porto Alegre (RS). Ele é ligado à Congregação Pobres Servos da Divina Providência.
:: Padre Jailton mora no Rio Grande do Sul há 17 anos, e atuou por boa parte deste período no Seminário Nossa Senhora de Caravaggio, onde são formados jovens sacerdotes.
:: Após ordenado, trabalhará na Diocese de Teixeira de Freitas, Bahia.
Leia também
De fliperama a dindinho: pontos tradicionais de Arroio do Sal são sucesso em todas as temporadas
Seis meses após incêndio, obras de novo asilo aguardam liberação de dinheiro para iniciar