Ao menos um detento foi interceptado pela Brigada Militar e agentes penitenciários no momento em que tentava fugir do Presídio Estadual de Bento Gonçalves, localizado na Rua Assis Brasil, área central do município, na tarde deste sábado. Por volta das 14h40min, o preso foi flagrado caminhando sobre um telhado, após um tumulto no pátio da unidade.
Em princípio, o detento seria do regime semiaberto, já que ele teria iniciado a fuga pelo local onde fica o albergue prisional. A confusão no pátio do presídio foi entre detentos do regime fechado. A polícia acredita que outros presos planejavam fugir, mas também foram contidos. Conforme relatos de testemunhas, por volta das 15h, o clima já era mais ameno no presídio. A reportagem tentou contato com o diretor da casa prisional, José Marcio da Rosa Oliveira, porém foi informada de que ele não estava no local.
No dia 17 de dezembro do ano passado, dois presos do albergue prisional, anexo ao Presídio Estadual, fugiram através de um buraco cavado na parede. Na ocasião, havia 26 presos na cela, mas somente Maicon Canofre Mendonça, 24 anos, e Douglas Pedroso dos Santos, 20 anos, escaparam.
A dupla cumpria medida em regime aberto, porém, como não possuem um trabalho externo, eles ficam no albergue permanentemente. Mendonça foi capturado no dia seguinte pela Brigada Militar. Ele estava no bairro Conceição, também em Bento Gonçalves.