Dois blocos de rua tradicionais de Caxias do Sul não vão mais passar pelas mesmas ruas do Carnaval do ano passado. De acordo com o secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, a orientação é de que os blocos sejam estáticos para não impactar o trânsito, evitando as ruas de maior circulação do transporte coletivo.
O Bloco da Velha, que no ano passado reuniu 40 mil foliões na Estação Férrea, tem novo formato para o dia 11 de fevereiro. A programação será na Rua Dom José Barea, em Caxias do Sul, entre as ruas Andrade Neves e Treze de Maio, próximo a Maesa, no bairro Exposição. Neste ano, o bloco não sairá do local, evitando assim a Rua Os 18 do Forte, que tem corredor de ônibus, no trajeto até a Estação Férrea, no bairro São Pelegrino.
Neste fim de semana, o Bloco da Ovelha, que estava programado para circular entre as ruas Tronca, Feijó Junior e Praça das Feiras, disse que o pedido foi negado pelo conselho das secretarias municipais que analisou o pedido. Segundo os organizadores, a justificativa é que o deslocamento interferia no fluxo dos ônibus na travessia da Rua Olavo Bilac, em direção à praça, mesmo com a configuração já reduzida para atender à solicitação da prefeitura.
Em nota, o bloco argumentou que não tem o objetivo de realizar um show em praça pública, e sim de realizar um bloco de carnaval. Diz ainda que, como característica de qualquer bloco é circular com foliões pelas ruas da cidade, o bloco vai sair, mas não anunciou em que local.
De acordo com o secretário de trânsito, o Carnaval de rua cresceu a tal ponto que gera problemas.
— No último ano, tivemos problemas porque eles estão ficando cada vez maiores e os recursos que temos disponíveis para esse controle não são suficientes —argumentou.
Nesta segunda-feira, às 9h, está marcada uma reunião de secretarias municipais envolvidas com os eventos de Carnaval, como Urbanismo, Trânsito, Segurança, Cultura e a Procuradoria-Geral dos Município para tratar destes assuntos.