A Polícia Civil de Caxias do Sul afirma ter desmantelado a maior organização criminosa especializada em furtos de veículos e extorsões na Serra. A Operação Vida Fácil resultou em 10 prisões preventivas na manhã desta quinta-feira. De acordo com a estimativa da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) , o grupo movimentou mais de 1 mil automóveis nos últimos quatro anos. Todos os presos, que não tiveram as identidades divulgadas, são homens. Eles têm entre 24 e 57 anos.
Leia mais:
Ação da Defrec prende seis pessoas e recupera quatro carros em Caxias do Sul
Polícia Civil de Caxias intercepta veículos roubados que eram levados para o Paraguai
Um novo delegado contra o crime organizado em Caxias do Sul
A operação foi deflagrada às 6h e contou com 25 agentes para cumprir 12 mandados de busca nos bairros Bela Vista, Montes Claros, Monte Carmelo, Serrano, Santos Dumont, Rio Branco, Planalto e Esplanada. Um dos investigados foi capturado em São Marcos, onde trabalhava.
— A investigação apontou que esta organização era a que acarretava maior prejuízo patrimonial na região da Serra. Eles furtavam desde Fuscas até caminhões. O que tinha chance de comercialização, virava alvo. A preferência era por modelos novos, mas também levavam veículos antigos — aponta o delegado Adriano Linhares.
De acordo com o chefe da Defrec, esta organização criminosa praticava roubos, mas sua atuação principal era com furtos e extorsões. Eles recebiam encomendas e encaminhavam os automóveis para o Vale dos Sinos e Santa Catarina, além de desmanche para comercialização de peças.
— A extorsão era um padrão, uma normalidade. Estivesse ou não a encomenda do veículo, eles não perdiam a oportunidade de pedir o dinheiro da vítima. Ocasionalmente, as vítimas pagavam. Eles pegavam o dinheiro e depois mandavam o veículo para frente. Ganhavam duas vezes em cima da mesma vítima. Não tinham nenhuma piedade — relata.
Defrec preparou raio X dos roubos de carro
O delegado Linhares ressalta que as investigações não se encerram com esta operação. A Defrec, inclusive, já teria mapeado outros grupos criminosos que atuam no mesmo ramo.
— Nestes 100 dias conseguimos fazer um raio X de todos os sujeitos e quadrilhas que atuam com furtos e roubos de automóveis em Caxias e região. Conseguimos ver de uma forma bem cristalina a atuação deles. É questão de tempo a prisão de mais infratores. Hoje, foi um passo de uma grande caminhada que estamos fazendo — declara.
O delegado regional Paulo Roberto Rosa da Silva também esteve na Central de Polícia nesta manhã e ressaltou o comprometimento da Polícia Civil no combate aos roubos e furtos de veículos na Serra. Ele aponta que a desarticulação desta quadrilha foi um passo fundamental e que o reflexo será sentido nas ruas nos primeiros meses de 2018.
— Este é o resultado de um trabalho de 100 dias. Desde a chegada do delegado Linhares (em agosto), a prioridade (da Defrec) é o combate a furtos e roubos de veículo. Está claro que, em todo o estado, a maioria dos latrocínios (roubos com morte) ocorrem durante roubos de carro.