Desde que as inscrições para o concurso que elegerá o novo trio de soberanas da Festa da Uva de Caxias do Sul se encerraram, as 18 candidatas estão participando de diversas atividades de preparação. Na última semana, as jovens ouviram a palestra História da Arquitetura de Caxias do Sul, com Jéssica de Carli e Pedro Sebhe, e ainda aprenderam truques de automaquiagem com Gabriele Backendorf. Na quinta, em mais uma ação do pré-concurso, elas se encontraram com a pesquisadora caxiense Vera Zattera, que explicou detalhes dos figurinos de vindimadoras.
A divulgação do traje, elaborado por Vera, será um dos pontos altos do baile de apresentação que ocorre na próxima quarta-feira, no Hotel Intercity. O modelo com blusa, saia e avental, além de outras peças que complementam a vestimenta, está sendo guardado a sete chaves pela comissão social da Festa da Uva. O traje baseado em vestes que remetem ao período de 1875 a 1920, segundo Vera, tem fundamentação nas mulheres que colhem uvas e é uma homenagem à colonização italiana.
O baile ocorre a partir das 19h30min e será o primeiro evento oficial das 18 concorrentes. Participam do jantar os pais, comissão social da Festa, imprensa e entidades que representam as jovens no concurso. Para que tudo ocorra da melhor forma, as garotas farão ensaios neste domingo, segunda e também na terça-feira. As atividades do pré-concurso ainda devem incluir aulas de etiqueta e postura, além de visitas em propriedades do interior.
O trio que substituirá a rainha Rafaelle Furlan e as princesas Laura Fritz e Patrícia Zanrosso será eleito em maio do ano que vem, em uma celebração nos Pavilhões. A próxima edição da Festa da Uva ocorre de 22 de fevereiro a 10 de março de 2019.
Leia também
Festa da Uva de Caxias do Sul é adiada para 2019